25
jun

Começando

Postado às 11:28 Hs

Fies do segundo semestre de 2019 abre inscrições

Começou nesta terça-feira (25) o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. O programa oferece financiamento para estudantes pagarem cursos de graduação em universidades privadas. O prazo para se candidatar é 1º de julho.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidos 150 mil contratos, dos quais 50 mil terão juro zero. Na modalidade “Fies”, são oferecidas vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Já a modalidade “P-Fies” se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.

Após o período chuvoso da região nordeste, 13 reservatórios de água monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) estão secos ou em volume morto. No período, choveu 658 milímetros, acima da média histórica, mas algumas regiões do Alto Oeste e Trairí não foram abastecidas o suficiente. Os casos mais notáveis são dos reservatórios de Pau dos Ferros, que está com apenas 1% da capacidade hídrica (549 mil litros de 54 milhões), e o Itans, de Caicó, com 1,7% (1,3 milhão de litros de 81,7 milhões).

Essas barragens representam praticamente um terço (27%) das 47 monitoradas pelo Igarn. Apesar do melhor período de chuvas dos últimos oito anos, a situação dos reservatórios vazios ou em volume morto são iguais a do ano passado. O que mudou foi a média geral de abastecimento – de 30% no ano passado para 33% este ano. A razão para o aumento é, principalmente, a recuperação hídrica do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, o maior do estado, que passou de 25% para 34%.

A marca da Armando Ribeiro Gonçalves é a melhor dos últimos quatro anos, o que demonstra que a reserva hídrica do estado vem se recuperando apesar dos últimos sete anos de chuvas abaixo da média histórica. Em abril de 2015, o reservatório – com capacidade para até 2,4 bilhões de metros cúbicos – estava com 730,5 milhões (30,44% do total). Na última medição feita pelo Igarn, no dia 18 de junho, a Armando Ribeiro estava com 818 milhões de m³.

25
jun

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

25 de junho:
Dia do Imigrante
Dia de São Guilherme
Nesta data em:
1940 – A França, derrotada, é oficialmente dividida e ocupada pela Alemanha Nazi.
1950 – Tem início a Guerra da Coreia, com a invasão da República da Coreia, ao sul, pela República Popular Democrática da Coreia, no norte.
1975 – Moçambique obtém sua independência em relação a Portugal.

Nasceram neste dia…

1852 – Antoni Gaudí , arquiteto espanhol (m. 1926).
1900 – Louis Mountbatten, 1.º Conde Mountbatten de Burma (m. 1979).
1903 – George Orwell, escritor britânico (m. 1950).

Morreram neste dia…

1767 – Georg Philipp Telemann, compositor alemão (n. 1681).
1997 – Jacques-Yves Cousteau, oceanógrafo francês (n. 1910).

2000 – Wilson Simonal, cantor brasileiro. (n. 1938)

2008 – Sylvinha Araújo cantora brasileira (n. 1951)

2009 – Michael Jackson (na imagem), músico norte-americano (n. 1958).

2009- Farrah Fawcett, atriz estadunidense (n. 1947)

2014 – Eli Wallach, ator estadunidense (n. 1915).

Nos próximos dias o Rio Grande do Norte deverá receber 36 novos médicos, que irão atuar no programa ‘Mais Médico’. Os selecionados devem se apresentar nas cidades entre os dias 24 (hoje) e 28 (sexta-feira) para iniciar os atendimentos. Com quatro médicos, João Câmara será o município que receberá o maior contingente. Já Natal não irá acolher novos profissionais apesar de vagas estarem disponíveis.

Foram abertas inicialmente 39 vagas, mas três médicos não se inscreveram no período previsto. O resultado da primeira fase foi divulgado pelo Ministério da Saúde com os selecionados na quarta-feira (19).

Segundo Ivana Fernandes, coordenadora da Comissão Mais Médicos no RN, será lançado um novo edital ou haverá a reformulação do programa.

Fonte: Portal no Ar

24
jun

Centrão e oposição querem Moro convocado

Postado às 23:52 Hs

Deputados do centrão e da oposição pressionam o presidente da CCJ da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), a votar nesta semana um requerimento de convocação a Sérgio Moro. Se for aprovado e o ministro não comparecer, ele pode responder por crime de responsabilidade.

Os colegas cobram posicionamento duro de Francischini. A avaliação é a de que a Câmara não deve esperar Moro decidir o melhor momento de falar à CCJ. O ministro cancelou audiência que marcara na quarta (26).

TIROTEIO

Do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, sobre os novos diálogos entre o ex-juiz Sergio Moro e a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba: Houve quebra da paridade de armas entre as partes, pois o juízo agiu como tutor da acusação em detrimento das defesas  (Daniela Lima – FSP)

24
jun

Pauta

Postado às 21:31 Hs

Fórum dos Servidores se reúne com Governo nesta quinta-feira
O Fórum Estadual dos Servidores vai se reunir com a governadora Fátima Bezerra nesta quinta-feira, 27, às 10h, na Governadoria, para tratar da pauta do funcionalismo. O encontro deverá tratar dos seguintes temas:

1 – Calendário de pagamento dos salários de 2019 e das folhas em atraso
2 – Aumento dos salários em 16,38%
3 – Venda da conta única
4 – Pregão dos royalties
5 – Plano de investimentos na SET para incrementar a arrecadação própria
6 – Auditoria pela CONTROL nos contratos de terceirização

No dia anterior a audiência, as entidades que compõem o Fórum vão se reunir para discutir as estratégias de diálogo que serão levadas à mesa de negociação com o Executivo estadual.

O , que é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, antiga Bovespa, bateu nesta segunda-feira (24) recorde nominal ao encerrar o dia em 102.062 pontos, alta de 0,04% em relação ao pregão anterior, conforme divulgou a B3 em nota.

O recorde anterior foi registrado na última sexta (21), de 102.012 ponto, com volume negociado de R$ 12,531 bilhões.

O Ibovespa é o principal índice do mercado de ações brasileiro e foi criado em 1968. Ele é um indicador de desempenho das ações de grandes empresas que atuam no país.

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode adiar o julgamento da suspeição de Sergio Moro, previsto para acontecer nesta terça-feira (25/06/2019). O habeas corpus, referente ao caso do triplex do Guarujá, atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o 12º na lista de processos a serem votados em sessão da 2ª Turma. As informações são de Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo.

De acordo com a jornalista, o ministro Gilmar Mendes concluiu que não haverá tempo de debater o processo referente a Moro. Só o voto de Mendes tem mais de 40 páginas. O caso deve voltar à pauta, portanto, apenas no segundo semestre, devido ao recesso judiciário.

PARCIALIDADE – O pedido do HC foi apresentado pela defesa do ex-presidente Lula antes do escândalo das mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil. Os advogados defendem que o ex-juiz da Lava Jato foi parcial no decorrer do julgamento do petista. Apesar da informação, a pauta permanece no site do STF. E a assessoria do Supremo não confirmou o adiamento.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou na manhã desta segunda-feira (24), da solenidade que detalhou ao trade turístico e imprensa as novas regras para a redução da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do querosene da aviação (QAv). Os detalhes foram apresentados pelo secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier. O evento contou com a participação de representantes da Latam e da Azul Linhas Aéreas que, inclusive, já anunciou a implantação de um novo voo de Natal para Recife e de frequências inéditas ligando a capital potiguar aos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte) O Decreto foi assinado na terça-feira da semana passada (18), pela governadora Fátima Bezerra, e estabelece cinco faixas de alíquotas de ICMS: 12%; 9%; 5%; 3% e 0%. Para ter direito à atual alíquota de 12%, as companhias aéreas devem oferecer pelo menos mais um voo diário nacional ou regional para cidades do Rio Grande do Norte. A alíquota de 9% é destinada às empresas que realizem no mínimo um voo internacional semanal, regular e direto, ou que incremente pelo menos 15% do número de voos domésticos.
24
jun

Acontece

Postado às 17:21 Hs

24
jun

Melhora

Postado às 17:16 Hs

Número de CVLIs no feriado de Corpus Christi é o menor desde 2015

Dados estatísticos divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), nesta segunda-feira (24), apontam que, em 2019, houve a maior redução no número de ocorrências de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI) no período do feriado de Corpus Christi desde o ano de 2015.

De acordo com as informações da Coine, no período do feriado em 2019, ocorrido do dia 20 a 23 de junho, foram registradas 14 ocorrências de CVLIs, uma redução de 54% quando comparado ao ano anterior, 2018, quando ocorreram 31 registros. Em relação aos anos anteriores, o índice de 2019 também é superior. A Coine informa que em 2017 foram registrados 24 CVLIs, em 2016 foram 26, e em 2015 o número mais aproximado ao atual, quando se teve o registro de 15 ocorrências.

Com Jair Bolsonaro prestes a completar seis meses de mandato, um aliado que tem assento garantido na mesa onde são tomadas as grandes decisões do governo entende como prodigiosa até o momento a “missão” comandada pelo “capitão”, mesmo a economia permanecendo estagnada e o desemprego em alta. Segundo ele, na lista das prioridades do Planalto, as duas primeiras estão sendo rigorosamente cumpridas: a “descontaminação” dos gabinetes da Esplanada da “ideologia esquerdista” e o “combate às práticas corruptas” nos ministérios. PÓS-REFORMA – Na seara econômica, se cristaliza a certeza de que o governo só produzirá efeitos quando a reforma da Previdência for aprovada pelo Congresso. Em audiência recente na Câmara, o próprio ministro Paulo Guedes deu o tom, ao rebater comentários de que a economia não responde: “Responder a quê? O que nós fizemos para ela crescer?”.
24
jun

Domingo de Alceu na Estação

Postado às 10:17 Hs

Com show apoteótico Alceu Valença iniciou o seu show para uma multidão na Estação das Artes Elizeu Ventania neste dia 23, noite de São João.

O show foi memorável. O domingo não intimidou o público que compareceu em peso, cantando em coro todas as músicas do pernambucano. Essa é a segunda apresentação de Alceu seguida no Mossoró Cidade Junina. “O ano passado foi muito bom. Esse ano está melhor ainda. Quero parabenizar a Prefeitura pela estrutura desse evento”, disse durante o show. “Já percorri boa parte do Nordeste nessa maravilha que é festa junina”, complementa.

“Alceu é a essência da música nordestina. O Mossoró Cidade Junina é isso, diversidade musical, tradição cultural”, comemora a prefeita Rosalba Ciarlini. O show foi transmitido ao vivo para a Globo Nordeste, com exibições simultâneas de outros eventos juninos na região. ( Via Maricélio Almeida)

Do blog:

Um grande show, provando que o MCJ tem público e deve ser estendido em 2020 pelo menos de quarta à domingo e também em datas como dia dos namorados e nas noites das fogueiras( Santo Antônio, São João e São Pedro). No mais o evento chegou a sua 23ª edição com excelência e deve ser mantido e que outros projetos sejam inseridos ao evento em 2020, exemplos:  Fórmula Jegue, Passeio de carroças, Pau de arara eletrônico e a volta dos shows de humor na Praça de eventos. Sou suspeito em falar, pois como mossoroense e sou um apaixonado pelo MCJ.

Sucesso e MCJ mostrando sua força apesar da Globo só destacar em seus telejornais Campina Grande e Caruaru. MCJ 2020 maior eu acredito!

24
jun

Charge: Eita Brasil que não toma jeito…

Postado às 9:35 Hs

Charge do Duke

Lideranças da Câmara dos Deputados vão acelerar a tramitação da reforma tributária logo após a votação da reforma da Previdência na Comissão Especial, prevista para ocorrer em até duas semanas. O cronograma que está sendo articulado é aprovar a reformulação do sistema tributário na Câmara e no Senado no fim do segundo semestre, como parte da estratégia do Congresso de assumir o protagonismo na condução da agenda econômica e retomar o crescimento do País.  Apelidada de “agenda boa”, a reforma tributária é o contraponto escolhido pelos parlamentares à reforma previdenciária, a “agenda negativa”, porém, necessária. “Fatores políticos hoje são convergentes e favoráveis para acabar com novela da reforma tributária”, diz o líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, que tem como base o texto preparado pelo economista do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Bernard Appy.

Levantamento exclusivo do Instituto Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder e esta coluna mostra que 58% dos brasileiros defendem a permanência do presidiário petista onde está, na prisão da Polícia Federal, em Curitiba, enquanto 36% (menos que o eleitorado do PT no País) acham que o ex-presidente deveria ser beneficiado com a prisão domiciliar. No Nordeste, já são mais da metade (50,5%) os que o querem manter preso. No total, 6% não responderam ou não sabem. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Entre os brasileiros com ensino superior completo, aumenta para 69,4% o percentual dos que acham que Lula deve ficar preso.

Entre os jovens de 16 a 24 anos é maior a dúvida: 49,4% acham que Lula deve ficar preso. Entre aqueles com mais de 60 anos são 61,4%.

Via Robson Pires 

Mesmo que negue, é praticamente certa a saída do prefeito de Natal Álvaro Dias do MDB. O novo caminho de Álvaro Dias deverá ser o PSDB. Ele está sendo convencido pelo presidente da Câmara municipal de Natal, Paulinho Freire. O convite também já foi feito pelo presidente da legenda, deputado estadual Ezequiel Ferreira.

Se Álvaro deixar o MDB cometerá uma grande injustiça com o ex-senador Garibaldi Alves Filho. Ao contrário do que se pensava não foi o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves o responsável pela indicação de Dias para vice de Carlos Eduardo Alves, mas sim, Garibaldi. Henrique queria indicar um empresário. Encontrou resistência.

Como se comportará o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves se isso acontecer? Como se comportará o MDB? O ex-candidato a deputado estadual e filho de Álvaro Dias, Adjuto Dias também deixará a legenda? E outras situações que estão lá em Caicó onde Álvaro conserva uma base eleitoral? Como explicar que vai trocar de partido mais uma vez? O que o MDB fez contra ele?

São perguntas que não querem calar.

Por Carlos Brickmann

Não tenho ainda qualquer informação sobre como repercutiu o diálogo de Moro com a Comissão de Constituição e Justiça, mas arrisco um palpite: a popularidade do ministro deve crescer nas próximas pesquisas.

Estava tranquilo, saiu-se bem, nem utilizou um argumento explosivo à sua disposição: dos senadores que o interrogaram, 25% tinham problemas com a Lava Jato.

Moro manteve a conversa em alto nível (já Bolsonaro, falando do tema, chamou Jean Wyllys, militante homossexual, de “aquela menina”). Moro agiu certo, sem apelar. E isso deve render-lhe pontos na pesquisa.

De acordo com os diálogos (lembrando que não houve perícia para provar que são verdadeiros), Moro ultrapassou o limite da lei ou se manteve dentro do legalmente aceitável?

A discussão está brava. Creio que, com algumas exceções, quem quer Lula livre ou apenas não tolera Bolsonaro dirá que Moro ultrapassou os limites e deve ser demitido.

Quem acha que o presidente é o máximo ou detesta Lula acha que Moro agiu dentro da lei. É simples: se o pênalti favorece nosso time, com certeza ocorreu e foi bem marcado.

jun 25
terça-feira
11 32
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
22 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5788213 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram