21
set

Segundo Turno no RN ?

Postado às 21:21 Hs

PESQUISA IBOPE: Levantamento aponta segundo turno pro Governo.

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) também apontou que a disputa para o Governo do Estado está indicando uma disputa no segundo turno.

Fátima Bezerra Bezerra aparece com 39%, mas a soma dos demais candidatos supera o percentual dela, o que indica que ela não atinge o total de 50% dos votos válidos mais um e que haverá segundo turno. Carlos Eduardo com 25%, Robinson Faria com 13%, Brenno Queiroga com 3% e Professor Carlos Alberto com 2% já ultrapassam o percentual da petista.


Sobre a pesquisa

A coleta dos dados da Ibope, encomendada pela InterTV Costa Branca, aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro com 812 eleitores de todas as regiões do estado. Ela foi calculada com margem de erro de 3% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RN-08720/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR‐0811/2018.

21
set

§ § Espaço Web § A vida…

Postado às 21:14 Hs

É TUDO UM PISCAR DE OLHOS.

 

Houve um tempo que me incomodava ouvir falar de morte ou de vida após a morte, mas, à medida que os anos atingem os costados de nossa existência o homem fica mais reflexivo com relação ao seu futuro, e queda-se perguntando: Por quantos anos ainda respirarei o ar fresco da vida? Para onde irei? O que me acontecerá após a ultrapassagem da tênue barreira que divide a vida da morte?

Sim, são perguntas pertinentes, porque a morte é a única certeza plena no transcorrer de nossa trajetória humana. E a vida?… Ah! A vida não passa de uma nuvem passageira perante a escala de tempo de Albert Einstein (1879-1955).

Por falar em Einstein, qual a visão deixada pelos grandes pensadores acerca da vida?… E sobre a morte? No entendimento de Sócrates (469a.C.- 399a.C.), que já defendia, naquela época, a imortalidade da alma, o ser humano é um espírito encarnado que vive algum tempo na matéria. Acerca do tema assim ditou ele:

No mundo físico a alma se conturba e fica perdida porque está vinculada a objetos perecíveis. Mas, ao voltar-se para si mesma, vislumbra as ideias imortais que outrora conhecera. Este é o momento definido como sabedoria. Daí a necessidade do “conhece-te a ti mesmo”. Ainda segundo Sócrates, somente os que cultivarem a virtude nada temerão da vida que continuará depois da morte.

Sócrates definiu filosofia como “preparação para a morte”. Schopenhauer (1788 – 1860), na mesma linha de pensamento do filósofo grego, afirmou que a “a morte é a musa da filosofia”. Então, será a filosofia a ciência da morte?

Também houve um tempo que eu sonhava com uma vida de riqueza, poder e feitos épicos, mas a própria vida me mostrou a utopia de tudo isso, e me fez derivar para uma interpretação mais simples e objetiva para a nossa existência.

Tanto é assim que a minha filosofia se assemelha a de Ariano Suassuna ao discorrer sobre Deus e o sentido da vida: Deus para mim é uma necessidade. Se eu não acreditasse em Deus eu seria um desesperado.

Hoje eu assimilo melhor as palavras do compositor Gonzaguinha ao aconselhar, na canção, que viver e não ter a vergonha de ser feliz. Ou quando afiança que a vida é uma doce ilusão ou, ainda, que é uma gota, é um tempo que nem dá um segundo, mas que nada impede de repetirmos que ela é bonita, é bonita e é bonita!

Voltaire (1694-1778), o filósofo francês, disse: Nós nascemos sozinhos. Nós vivemos sozinhos. Nós morremos sozinhos. E qualquer coisa neste intervalo que possa nos dar a ilusão de que não estamos sós, nós nos agarramos a ela. Ao trocarmos em miúdos esse pensamento, advém a seguinte reflexão: Nascemos sem trazer nada. Morremos sem levar nada. E nesse meio tempo brigamos por coisas que não trouxemos nem levaremos.

Segura teu filho no colo, sorria e abraça teus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem-bala parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir.

E nem é preciso ser um grande pensador para descrever o sentido da existência, com gritante objetividade, como a compositora Ana Vilela na canção Trem-Bala, lembrando-nos que o interregno do nascimento à morte não passa de um piscar de olhos.

 

Fonte: JOSÉ NARCELIO – AO PÉ DA LETRA

21
set

Acontece

Postado às 20:34 Hs

Eleições simuladas acontecem amanhã (22) em 04 municípios do RN.
 

Neste sábado (22) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) fará uma Eleição Simulada nos quatro municípios do estado, todos pertencentes à 15ª Zona Eleitoral: São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras. O vice-presidente do TRE-RN e Corregedor Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, irá acompanhar a simulação.

Os eleitores desses municípios estão sendo convidados a colaborar com o processo que tem o propósito de testar todo o sistema eleitoral, a qualidade da identificação biométrica, o tempo médio de votação e o sistema de transmissão dos dados das urnas eletrônicas. “Será o grande teste antes de 07 de outubro. Teremos Eleições Gerais, com seis telas de votação e com 100% da biometria. A simulação vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar e corrigir as possíveis falhas”, disse o Desembargador Cornélio Alves.

Nos quatro municípios serão instaladas 17 urnas em quatro escolas, uma em cada sede. O TRE-RN montou uma estrutura para a recepção, coleta e transmissão de dados. Trinta e quatro mesários participarão do processo que irá escolher, de maneira simulada, os candidatos aos cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual. Eles terão nomes fictícios para a escolha dos eleitores. O horário de votação nos quatro municípios será das 8h às 15h. Assim que a votação for encerrada, os boletins de urna serão enviados pelos quatro pontos de transmissão para a sede do TRE-RN em Natal e o resultado será proclamado pelo Corregedor Eleitoral.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte:

Capitão Styvenson (Rede): 27%

 Zenaide Maia (PHS): 25%

Garibaldi Filho (MDB): 21%

Geraldo Melo (PSDB): 20%

Jácome (Podemos): 13%

Alexandre Motta (PT): 5%

Magnólia (Solidariedade): 4%

Ana Célia (PSTU): 2%

Telma Gurgel (PSOL): 2%

João Morais (PSTU): 2%

Jurandir Marinho (PRTB): 2%

Levi Costa (PRTB): 1%

Napoleão (Rede): 1%

Dr. Joanilson (DC): 1%

Professor Lailson (PSOL): 1%

Branco/nulo – vaga 1: 17%

Branco/nulo – vaga 2: 28%

Não sabe/não respondeu: 27%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Capitão Styvenson (Rede): 23%

 Zenaide Maia (PHS): 12%

Garibaldi Filho (MDB): 21%

Geraldo Melo (PSDB): 14%

Jácome (Podemos): 7%

Alexandre Motta (PT): 4%

Magnólia (Solidariedade): 2%

Ana Célia (PSTU): 4%

Telma Gurgel (PSOL): 1%

João Morais (PSTU): 2%

Jurandir Marinho (PRTB): 1%

Levi Costa (PRTB): 3%

Dr. Joanilson (DC): 1%

Professor Lailson (PSOL): 1%

Branco/nulo – vaga 1: 28%

Branco/nulo – vaga 2: 46%

Não sabe/não respondeu: 27%

Napoleão (Rede) não pontuou na primeira pesquisa.

Sobre a pesquisa (ficha técnica):

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais

Quando a pesquisa foi feita: 18 a 20 de setembro. Registro no TRE: RN-08720/2018. Registro no TSE: BR‐0811/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Pesquisa IBOPE divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT): 39% Carlos Eduardo (PDT): 25% Robinson Faria (PSD): 13% Brenno Queiroga (solidariedade): 3% Professor Carlos Alberto (PSOL): 2% Freitas Jr. (Rede): 1% Dário Barbosa (PSTU): 1% Heró Bezerra (PRTB): 1% Brancos/nulos: 11% Não sabe ou não respondeu: 5% A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Por Andreza Matais / Estadão

A campanha do presidenciável Ciro Gomes (PDT) vai explorar em suas próximas peças pesquisas recentes que apontam o candidato como único a vencer com vantagem Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno. Coordenador da campanha de Ciro, o presidente do partido, Carlos Lupi, diz que a estratégia é tentar convencer o eleitorado, inclusive petista, de que o candidato tem hoje mais chances de “impedir o pior”. A avaliação da campanha é de que, com o discurso, podem ganhar os votos de “petistas lúcidos” que queiram ajudar a deter Bolsonaro.

O entorno de Ciro Gomes explica que os ataques ao PT não serão ideológicos, mas à gestão do candidato Fernando Haddad. A moderação será usada para não perder o apoio dos eleitores da sigla.

VALE TUDO – O desempenho de Ciro fez com que virasse alvo nas redes sociais. Pelo WhatsApp circula um meme no qual o famoso pé-frio Mick Jagger diz que vota no pedetista.

Já Marina Silva comemorou a informação do Datafolha de que os eleitores indecisos são, em sua maioria, mulheres. O entorno da candidata vê melhores chances de crescimento nessa parcela da população.

Para reverter a queda, Marina concentrará sua agenda onde teve bom desempenho nas eleições passadas, como Pará, Bahia e Pernambuco, para recuperar esses votos. A exceção é o DF, onde a equipe avalia que Jair Bolsonaro já está consolidado.

SALTO ALTO – Líder nas pesquisas, Bolsonaro não fará ajustes da campanha nessa reta final. O deputado Major Olimpio (SP) diz que o que precisava ser acertado já foi em jantar nesta semana e agora é tocar o barco. “Estamos a um Alckminzinho de vencer no primeiro turno. É coisa pouca”, provoca, citando seu rival.

Após a estagnação em 9 pontos de Geraldo Alckmin nas pesquisas, presidentes de partidos que compõem o Centro estão tendo de lidar com pedidos de candidatos ao Congresso para tirar dos santinhos a imagem do tucano.

21
set

Em Natal

Postado às 18:06 Hs

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza novo concerto neste sábado

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN) realiza, no próximo sábado, 22, seu sexto concerto oficial de 2018. O evento acontecerá em duas sessões, às 18h e às 20h, na Escola de Música (EMUFRN), com regência do maestro André Muniz.
O repertório traz as obras Sinfonia nº 4, escrita em 1806, por Beethoven, e Os Pinheiros de Roma, peça do principal compositor italiano do século XX, Ottorino Respighi. O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados a partir da quinta-feira, 20, na coordenação de eventos da EMUFRN.
Apresentação no Vaticano
A escolha do repertório marca o início oficial das atividades da Orquestra Sinfônica, que participará da audiência geral do Vaticano, com a presença do Papa Francisco, no dia 12 de dezembro. Esta será a segunda vez que a Orquestra se apresenta internacionalmente, a primeira aconteceu em 2015, na Alemanha.

A revitalização do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo atendimento exclusivo de cerca de 75% da população brasileira, hoje estimada em 208,5 milhões de pessoas, está entre os principais desafios do próximo presidente da República, juntamente com a segurança pública e a geração de empregos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo: em 2017 foram realizados 3,9 bilhões de atendimentos na rede credenciada.

Entre os procedimentos mais frequentes, ao longo do ano passado, estão, por exemplo, consulta médica em atenção básica e especializada, visita domiciliar, administração de medicamentos em atenção básica e especializada, aferição de pressão arterial e atendimento médico em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

21
set

Revitalização

Postado às 13:43 Hs

Ação faz parte de campanha nacional que envolve alunos da Universidade Potiguar. A Casa do Estudante de Mossoró ganhará uma revitalização no próximo sábado (22/09) com recuperação da biblioteca e sala de estudos. A atividade é organizada por alunos da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, como parte da programação nacional da 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
21
set

Charge: Amnésia pouca…os sem noção

Postado às 13:23 Hs

21
set

* * * Quentinhas … * * *

Postado às 12:11 Hs

* * * A senadora Fátima Bezerra (PT) lidera todas as pesquisas pro governo em Mossoró. No entanto a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) promete dar maioria a Carlos Eduardo (PDT) no município. Vamos esperar abrirem as urnas. * * *

* * * Na briga pelas oito vagas da Câmara dos Deputados o xadrez de movimentava cada dia. A expectativa é para que a coligação de Carlos Eduardo (PDT) conquiste três vagas, o grupo de Robinson Faria (PSD) fique com quatro cadeiras e a frente de esquerda comandada por Fátima Bezerra (PT) faça um parlamentar.* * *

* * * Candidato do MDB a presidente da República, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles estará em Natal, na próxima segunda-feira, para uma agenda de campanha. Às 9 horas, ele concederá entrevista na sede da CDL. * * *

* * * O candidato ao Senado Geraldo Melo (PSDB), que vinha cabisbaixo, tomou novo ânimo n reta final. O “tamborete” acredita que pode chegar lá. Ultrapassou Zenaide Maia na última pesquisa…eita embolou * * *

 

21
set

Informes

Postado às 11:59 Hs

TRT-RN vai realizar curso sobre Direito Intertemporal

 

Nesta sexta-feira (21), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar curso sobre ‘Direito intertemporal e seus reflexos no direito e no Processo do Trabalho’ que será ministrado pelo professor da PUC/SP, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães. A capacitação será realizada na Escola Judicial, das 8h às 12h, e as vagas estão abertas para magistrados, servidores, procuradores, advogados e estudantes de Direito que atuam no TRT-RN.

Na aula, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães vai 3buscar ampliar o conhecimento sobre teses defendidas e veiculadas antes e pós reforma trabalhista no que se refere ao direito material e processual do trabalho. Preencha o formulário de inscrição e participe:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpJ_cRrZVOXup_B4qnNQpYt2QpOHC2cBXsOFvlt78l-oVfYA/viewform

 

21
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:51 Hs

21 de setembro:
Dia da Árvore.
Dia do Radialista.
Dia do auditor fiscal/ Dia da agricultura
Dia do Fazendeiro
Dia de São Mateus .
Dia nacional de Luta de Pessoas com Deficiência
Nesta data em:

1937 – J. R. R. Tolkien publica “O Hobbit”.
1964 – A ilha de Malta, na imagem, torna-se independente do Reino Unido.
1979 – José Eduardo dos Santos toma posse como presidente da República de Angola.

Nasceram neste dia…

1452 – Girolamo Savonarola, reformador religioso e governante de Florença (m. 1498).
1866 – H. G. Wells, escritor britânico de ficção científica (m. 1946).
1947 – Stephen King, escritor estado-unidense de suspense.

Morreram neste dia…

1327 – Rei Eduardo II de Inglaterra (n. 1284).
1576 – Girolamo Cardano, matemático italiano (n. 1501).
1860 – Arthur Schopenhauer,filósofo alemão (n. 1778).

1988 – Arminda Correia, cantora lírica portuguesa (n. 1903).

1998 – Florence Griffith-Joyner, atleta norte-americana (n. 1959).

2006 – Boz Burrell, músico inglês (m. 1946).

2007 – Alice Ghostley, atriz norte-americana (n. 1926).

21
set

Informativo

Postado às 0:37 Hs

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aderiu a uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Ministério da Educação, que pretende mudar o perfil do ensino público a partir do monitoramento dos Planos de Educação dos estados e municípios. O software TC Educa é uma ferramenta que permite verificar se as ações previstas nos planos de educação estão sendo atendidas pelos entes jurisdicionados, em termos percentuais, dentro dos prazos definidos na legislação. O sistema gera relatórios automáticos, os quais poderão ser encaminhados por e-mail ao Administrador responsável pela gestão, assim como aos Poderes Legislativos, podendo ser cadastradas outras entidades para o seu recebimento, como o Ministério Público, os Conselhos de Educação e do Fundeb, as organizações da sociedade civil e demais instâncias de monitoramento e controle.

Apenas 33 dos 167 municípios potiguares têm uma política de saneamento básico, segundo o suplemento de saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2017, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, 63% das cidades potiguares confirmaram ocorrência de alguma doença relacionada à falta de saneamento básico, como dengue, diarreia, entre outros. De acordo com o IBGE, a política de saneamento é um instrumento necessário para o estabelecimento de diretrizes do município.

No Brasil, em 2017, o percentual de cidades que tinham a política era de 38%. No Nordeste, porém, 19%. O estado está no mesmo nível da região, com cerca de 20%. No estado, 30 municípios têm Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve conter diagnóstico, objetivos e metas de universalização, entre outros conteúdos.

20
set

Disputa para o Senado / Eleições 2018

Postado às 18:51 Hs

A pesquisa do Instituto Opine, divulgada pela Band Natal, também quis saber a intenção de votos.

Veja os números:

Capitão Styvenson (Rede) – 21,1%

Garibaldi Filho (MDB) – 18,5%

Geraldo Melo (PSDB) – 17,3%

Zenaide Maia (PHS) – 16,6%

Antonio Jácome (Podemos) – 5%

Alexandre Motta (PT) – 3,3%

Magnólia (SD) – 2%

Ana Célia (PSTU) -0,5%

Jurandir Marinho (PRTB) – 0,5%

Telma Gurgel (PSOL) – 0.5%

Professor Lailson (PSOL) – 0,4%

João Morais (PSTU) – 0,3%

Levi Costa (PRTB) – 0 0,3%

Joanilson (DC) – 0,2%

Napoleão (Rede) – 0,2%

Não sabem – 58,9%

Não responderam – 0,5%

Não responderam – 54%

Do Blog:  Nada definido ainda, as vagas para o senado estão disputadíssimas. Com vantagem para o Capitão Styvenson(Rede). Segue embolado: Garibaldi, Geraldo e Zenaide nesta ordem.

20
set

Acontece

Postado às 18:46 Hs

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO TEM PROGRAMAÇÃO NESTE SÁBADO (22) NO PARTAGE SHOPPING MOSSORÓ

O Partage Shopping Mossoró fará parte da programação da Semana Nacional do Trânsito 2018 em Mossoró. Iniciada na segunda-feira, 17, a iniciativa tem como tema “Nós somos o trânsito”, seguindo a ideia de conscientização. No próximo sábado, 22 das 10h às 22h, o empreendimento receberá o “Dia D”, das 10h às 22h, com exposição de viaturas e equipamentos de fiscalização, emissão de credencial de carteirinha de estacionamento para idosos e deficientes e o “Espaço Kids”, com atividades de educação para o trânsito voltadas para crianças.

Quem tiver interesse em realizar o cadastro das credenciais deverá levar documento de identificação com foto, comprovante de residência para idosos e, no caso das pessoas com deficiência, é preciso levar, também, um laudo médico. Pelo segundo ano consecutivo, o empreendimento é parceiro do evento.

SERVIÇO: Semana do Trânsito

LOCAL: Partage Shopping Mossoró

DATA: 22 de setembro, das 10h às 22h

Entrada Gratuita

20
set

RN Eventos

Postado às 15:45 Hs

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa dá início à programação da cidade gastronômica no próximo dia 19, e as atividades seguem até o dia 22. A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos, sendo dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo. O evento tem o compromisso com o progresso da região de Pipa e Tibau do Sul, por meio da integração de manifestações culturais locais e regionais. Como também movimenta a economia local, por atingir turistas de diversos estados e países, que buscam uma combinação de lazer e excelente gastronomia, aliados às belezas naturais dessa praia paradisíaca.
set 21
sexta-feira
21 22
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
38 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5741586 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram