20
jun

Tucanos de olho em Álvaro Dias

Postado às 18:18 Hs

Eleições 2020 esquentado…

O PSDB é um dos partidos que poderá filiar o prefeito de Natal, Álvaro Dias. Antes do convite do deputado Ezequiel Ferreira de Souza para Álvaro se filiar, o prefeito da capital já foi sondado pelo PSB do deputado Rafael Motta, e pelo PDT de Carlos Eduardo Alves.Chamou atenção na semana passada na Assembleia Legislativa, a desenvoltura entre o prefeito de Natal Álvaro Dias e o presidente da Casa e presidente do PSDB no RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Como todo mundo sabe que todo mundo sabe que Álvaro não ficará no MDB para disputar a reeleição, Ezequiel convidou o prefeito para se filiar ao PSDB. A conversa evoluiu. A deputada Eudiane Macedo chegou a acenar: caso o prefeito vire tucano ela também vira.

E haja movimento, no interior então !

20
jun

Jair Bolsonaro dá nota 10 para Moro

Postado às 18:14 Hs

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) avaliou, hoje, com uma nota dez a participação de ontem, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em audiência na CCJ do Senado para explicar a troca de mensagens vazadas dele com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Lava Jato, segundo a Folha. Na ocasião, Moro admitiu a possibilidade de deixar o cargo caso provem que ele infringiu a lei enquanto era juiz.

“(Nota) dez pro Moro. Subiu no meu conceito. Apesar que ele não poderia crescer mais do que já cresceu”, disse o presidente, em Miracatu, interior de São Paulo.Questionado se a situação atual comprometia a indicação de Moro para uma vaga no STF, Bolsonaro, mais uma vez, recorreu a uma analogia com casamento e respondeu: “Quando você desconfia do seu marido, o que você faz com ele? Eu não estou desconfiado de ninguém”.

20
jun

Programa Talento Metrópole

Postado às 17:34 Hs

Aproveitar o potencial e estimular o desenvolvimento intelectual de seus estudantes é um dos principais deveres das escolas. No entanto, nem todas as instituições de Ensino Fundamental e Médio conseguem desenvolver ao máximo o talento de seus alunos, especialmente quando eles apresentam altas capacidades cognitivas. Pensando nisso, o Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade complementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu seleção para ingresso no Programa Talento Metrópole, inciativa que oferece formação em Tecnologia da Informação (TI) para jovens com altas habilidades ou superdotação.
20
jun

Agenda do MOSSORÓ CIDADE JUNINA / Hoje

Postado às 17:13 Hs

Polo de Cultura Popular na Praça do Memorial da Resistência

Dia 20:Festival Feminino de Sanfoneiras e Sertão Raízes

Polo São João / Largo da Igreja – Doze Anos

Corpus Christi

Salão Joseph Boulier no Memorial da Resistência / 20 h

Museu de brinquedos populares IFRN

Exposição dos alunos da Escola de Artes com tema Mossoró Cidade Junina

Anima Chuva / 20 h

Cultura Popular nas Escolas

Espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró / Adro da São Vicente – 21 h

 

# Cidadela Junina

Palco 1 / 22 h
Edmilson Nascimento e Banda Disco de Vinil

Palco 2 / 23 h
Lucas Lima e Forró da Mídia

De quinta a domingo: Arena Deodete Dias (FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS) 20 h

A adolescente Rayane Vitória, 15 anos, deixou de estudar quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. Trabalhando no camelô do Alecrim das 6h às 18h, no mínimo, a jovem faz parte do enorme grupo de pessoas que larga os estudos sem perspectiva de conclusão. Em dado divulgado nesta quarta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 60% dos potiguares com mais de 25 anos não concluíram a educação básica obrigatória definida pela Constituição Federal (que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio). O estado registrou queda da porcentagem de analfabetismo entre a população com mais de 15 anos, contudo, o índice potiguar é quase o dobro da média nacional. Os dados fazem parte de uma série de dados sobre educação que foram publicados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), correspondente ao ano de 2018.

Após quase quatro anos detido no Comando Geral da Polícia Militar, na Zona Leste de Natal, o ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire voltou para casa no final da tarde desta quarta-feira (19). Freire foi preso em julho de 2015, em Copacabana, no Rio de Janeiro, após ser condenado por envolvimento em um esquema fraudulento que ficou conhecido como ‘Máfia dos Gafanhotos’.

Condenado em vários processos a 96 anos de prisão em regime fechado por crimes como formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato – que é o desvio de dinheiro cometido por funcionário público – Freire conseguiu na Justiça a unificação das penas (reduzindo a punição para 12 anos), além da progressão do regime fechado para o semiaberto.

Assim, Freire passa a cumprir o restante da pena em casa. Contudo, deverá estar sempre monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele até pode sair durante o dia, mas deve voltar e permanecer em sua residência no período de 20h às 5h.

“Nos tribunais superiores, conseguimos a unificação dos crimes, resultando na redução de uma soma de 96 anos de prisão para 12. Em cima disso, com o tempo que ele já se encontrava preso, foi alcançado o semiaberto”, destacou Flaviano Gama, advogado de defesa do ex-governador.

Reprodução / Facebook

Uma semana após sua demissão da Secretaria de Governo da Presidência da República, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz criticou o governo de Jair Bolsonaro por perder tempo com “bobagens” quando deveria priorizar questões relevantes para o país.

Tem de aproveitar essa oportunidade para tirar a fumaça da frente para o público enxergar as coisas boas, e não uma fofocagem desgraçada. Se você fizer uma análise das bobagens que se têm vivido, é um negócio impressionante. É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante. Tem muita besteira. Tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes. Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco. Todo mundo tem de tomar consciência de que é preciso parar com bobagem”, disse Santos Cruz.

Antes de sua saída, Santos Cruz foi criticado de forma contundente por Olavo de Carvalho e Carlos Bolsonaro, filho do presidente. Sem mencionar nomes, ele comentou os ataques recebidos nas redes sociais.

Não é porque você tem liberdade e mecanismos de expressão, Twitter, Facebook, que você pode dizer o que bem entende, criando situações que atrapalham o governo ou ofendem a pessoa. Você discordar de métodos de trabalho é normal, até publicamente. Discordâncias são normais, de modo de pensar, modo de administrar, modo de fazer política, de fazer coordenação. Mas, atacar as pessoas em sua intimidade, isso acaba virando uma guerra de baixarias” afirmou o general.

O Conselho Curador da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CC/FUERN) se reuniu nesta terça-feira (18) para dar posse a novos conselheiros e realizar a eleição para Presidente, Vice-Presidente e Secretário do Conselho.

Foram empossados os seguintes conselheiros, escolhidos a partir de eleição entre docentes, técnicos-administrativos e discentes:

Representantes dos Docentes: 
Anairam de Medeiros e Silva – Titular
Wenyka Preston Leite Batista da Costa – Titular
Francisco das Chagas da Silva – Suplente

Representantes dos Técnicos-administrativos:
Thiago Pessoa de Lima Solano – Titular
Diego Allan Pinto de Abreu – Suplente

Representantes dos Discentes:
Ívina Clara de Oliveira Queiroz – Titular
Débora Libna Medeiros Vieira – Suplente

Após a posse, foi realizada eleição para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário. Por unanimidade, foram eleitos:

Deusdedite Xavier de Brito – Presidente
Mário Henrique Carlos do Rêgo – Vice-Presidente
Wenyka Preston Leite Batista da Costa – Secretária

O Conselho Curador da UERN é um órgão fiscalizador da administração orçamentária e financeira da Universidade. É composto por dois membros efetivos e um suplente, de livre escolha do(a) Governador(a) do Estado; Dois membros efetivos e um suplente, indicados pelo corpo docente da UERN; Três membros efetivos e um suplente, indicados por entidades representativas de todos os segmentos sociais da comunidade; Um membro efetivo e um suplente indicados pelo corpo técnico-administrativo da UERN; Um membro efetivo e um suplente, indicados pelo corpo discente da UERN.

Fonte: Assessoria

20
jun

Significado do Corpus Christi…

Postado às 6:39 Hs

A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois. A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento. A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. “Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós”, lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.
20
jun

O porque do Feriado ?

Postado às 0:20 Hs

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).

A seguir, veja como se iniciou esta comemoração:

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de “contemplar” as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais “verem” a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação 2018 (Pnad Educação) divulgados nesta quarta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam redução na taxa de analfabetismo e crescimento no número de jovens que nem estudam e nem trabalham no Rio Grande do Norte.

O índice de analfabetismo caiu de 13,5 em 2017 para 12,9 no ano passado no estado. Já o número de jovens entre 15 anos e 29 anos de idade, o levantamento do IBGE aponta que o percentual saiu de 22,2, em 2017, para 34,0 em 2018. O tempo médio de passou de 8,2 para 8,4 em um ano.

19
jun

O Plano Maia-Alcolumbre para a economia

Postado às 20:22 Hs

A rusga entre Paulo Guedes e Rodrigo Maia pode acelerar a agenda própria da Câmara, agora em conjunto com o Senado, para tentar impulsionar crescimento, o aumento de produtividade e a geração de renda e emprego. A ideia de Maia e Davi Alcolumbre é lançar um pacote de propostas que estão sendo elaboradas pelo economista Marcos Lisboa, em seguida à aprovação da reforma pela Câmara. Falo a respeito do plano na minha coluna desta quarta-feira no Estadão.

Assim, com a reforma tributária derivada do projeto de Bernard Appy e o estudo encomendado a Lisboa, o Congresso teria seu próprio plano econômico. A avaliação dominante é a de que Guedes revelou um pendor “antipolítica” com as críticas que fez ao relatório de Samuel Moreira para a Previdência, daí a necessidade de descolar as ações do Legislativo das do Executivo.

Blog do Magno

19
jun

ELEIÇÕES 2020

Postado às 17:54 Hs

KELPS E ALLYSON DEFENDEM NOME DE ZÉ VIEIRA COMO PRÉ-CANDIDATO DO SOLIDARIEDADE A PREFEITO DE PARNAMIRIM

Kelps e Allyson defendem que o presidente da Federação da Agricultura no Rio Grande do Norte, Zé Vieira, seja o pré-candidato a prefeito pelo Partido Solidariedade em Parnamirim.

“Neste momento eu e Allyson acreditamos que Zé Vieira seria uma enorme contribuição que o partido daria para a política de Parnamirim”, explica Kelps.

Parnamirim precisa de alguém que tenha boa reputação, não esteja vinculado a práticas antigas da política e que possua, principalmente, capacidade de trabalho para contribuir para soluções dos graves problemas de segurança e saúde pública que hoje maltratam muito a população da cidade.

Fonte: Assessoria

Termina no próximo dia 28 o prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep 2018/2019 (ano-base 2017). Mais de dois milhões de trabalhadores no país ainda não fizeram o resgate do benefício — que pode chegar a R$ 998 — por falta de conhecimento. Tem direito ao abono salaria l o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, que tenha trabalhado com registro formal por, no mínimo, 30 dias em 2017 (ano-calendário de referência) e que tenha recebido uma remuneração mensal de até dois salários mínimos, em média.

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse nesta quarta-feira (19), em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que não tem nada a esconder sobre as conversas atribuídas a ele e procuradores da Operação Lava Jato. Moro afirmou que as mensagens que têm sido divulgadas “podem ter sido alteradas” e defendeu que o conteúdo seja submetido a uma “autoridade independente”.
Moro foi à comissão dar explicações sobre as supostas mensagens, que começaram a ser divulgadas pelo site The Intercept no dia 9 deste mês. Os diálogos teriam ocorrido por meio de um aplicativo, na época em que Moro era o juiz responsável por processos da Lava Jato no Paraná. De acordo com The Intercept, os dados mostram que Moro orientou a atuação de integrantes da força-tarefa da operação.
“Evidentemente não tem nada que esconder, a ideia foi vir aqui espontaneamente a esclarecer muito em torno desse sensacionalismo que está sendo criado em cima dessas notícias”, disse Moro.

Agência de Notícias

19
jun

Informativo

Postado às 16:08 Hs

Comissões Provisórias do PSDB que realizarão convenções nos próximos dias já podem lançar editais. As Comissões Provisórias do PSDB no Rio Grande do Norte que realizarão convenções extraordinárias até a primeira semana de julho, já podem lançar seus respectivos editais de convocação para os filiados da legenda, de acordo com estatuto partidário. Conforme calendário aprovado pelo presidente estadual do partido, deputado Ezequiel Ferreira, as convenções devem ocorrer entre 1º e 7 de julho, e os editais precisam ser lançados com uma antecedência mínima de 15 dias em relação aos eventos.
19
jun

Agenda do MOSSORÓ CIDADE JUNINA / Hoje

Postado às 15:39 Hs

Polo São João / Largo da Igreja – Doze Anos

21 h -Festival de Prêmios

Salão Joseph Boulier no Memorial da Resistência / 20 h

Museu de brinquedos populares IFRN

Exposição dos alunos da Escola de Artes com tema Mossoró Cidade Junina

Festival de Quadrilhas da Rede Estadual de Ensino / 12ª DIREC  na Arena Deodete Dias – 14 h

# Cidadela Junina

Palco 1 / 20 h
Dia 16: Banda Robinzbang e Banda The Graus

Palco 2 / 21 h
Dia 16:   Mozão, Circuito Musical e Forró dos Três

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) assinou, nesta terça-feira (18), um novo decreto estadual que estabelece regras para a redução da cobrança de impostos no querosene de aviação (QAV). Com a nova medida, a alíquota de tributos sobre o combustível pode chegar até zero. De acordo com o governo, o objetivo é incentivar o turismo.
O novo regime de concessão especial de tributação para as companhias aéreas prevê cinco alíquotas do ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação) que incide sobre o , partindo dos atuais 12% e podendo chegar a até 0%.
A concessão do benefício está vinculada ao cumprimento de metas, que inclui aumento e regularidade de voos, inclusive internacionais. Além disso, as operadoras que não cumprirem os objetivos terão de devolver o imposto retroativo.

jun 20
quinta-feira
18 51
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
22 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5787489 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram