Nesta quinta-feira, dia 20, o comércio de Mossoró sofrerá alteração no horário de funcionamento por causa do feriado nacional de Corpus Christi, celebrado pela Igreja Católica. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL-Mossoró) informa que alguns órgãos e estabelecimentos não terão expedientes ou funcionarão com horário modificado.

Redes de supermercados funcionarão em horário diferenciado; algumas com expediente especial de funcionamento. Bancos e agências dos correios não terão atendimento. Lojas do Centro de Mossoró fecham e reabrem normalmente na sexta-feira (21), conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 e informado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo).

Confira abaixo o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi:

Supermercados

As principais redes locais de supermercados da cidade funcionarão em horário especial.

Rede Rebouças: 7h às 20h;
Rede Queiroz: 7h às 13h;
Rede Cidade (alternativos): 7h às 13h.
Comércio de Rua

Lojas do centro ficarão fechadas durante o feriado, retomando o expediente normal na sexta-feira, dia 21.

Bancos

As agências bancárias ficarão fechadas no feriado, voltando a funcionar normalmente na sexta-feira, dia 21.

Partage Shopping Mossoró

O shopping funcionará em horário especial.

Lojas: 14h às 20h;
Praça e Quiosques de Alimentação: 11h às 22h;
Cinema: a partir das 14h;
Brinquedos/jogos: 11h às 22h.

18
jun

Em vigor

Postado às 18:04 Hs

Lei da Remissão das dívidas para motocicletas já entrou em vigor no Estado

A lei nº 10.507 que autoriza o Estado a conceder remissão de crédito  tributário, relativo ao Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento, já está em vigor. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) esclarece alguns pontos.
Terão direito ao benefício os proprietários que possuam motocicleta  ou motoneta de até 150 cilindradas. O proprietário deverá realizar o pagamento dos débitos de 2019 (IPVA, DPVAT e Licenciamento), todas as multas de trânsito que o veículo tenha registrado, bem como o seguro DPVAT de 2018.   Automaticamente, considerando o prazo de dez dias, terá concedido a remissão da dívida de anos anteriores. O benefício vale apenas para um veículo por proprietário.

Para consultar a situação do veículo, basta acessar o site do Detran, clicar em “consulta de veículos e boletos”, preencher com placa e  Renavam que aparecerá uma tela com todos os débitos listados. O cidadão poderá pagar no banco de sua preferência, Lotérica,  Pag fácil, pelo aplicativo do celular e também nas unidades do Detran onde realiza o pagamento parcelado de débitos.
O documento do veículo (CRLV) poderá ser solicitado em uma unidade de atendimento do Detran (que esteja habilitada a emiti-lo) ou aguardar o recebimento no endereço cadastrado, mediante o pagamento da taxa dos correios (RS7,00). O endereço deverá estar atualizado para que o documento chegue na residência.

As chuvas registradas no período de janeiro a maio de 2019, no semiárido potiguar, de acordo com a análise pluviométrica do Rio Grande do Norte, elaborada pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) ficaram acima da média, em 12,1%, em relação aos últimos sete anos. “A chuva esperada para o período era de 587mm, enquanto que a registrada foi de 658 mm. A média climatológica utilizada neste estudo, refere-se aos postos pluviométricos com mais de 30 anos de dados no período de 1963 a 2007”, salienta o meteorologista, Gilmar Bristot.

Nesta quinta-feira, 20, feriado de Corpus Christi, sairá de Mossoró mais uma edição da Cavalgada Rota do Trem, que está dentro da programação do Mossoró Cidade Junina 2019. A atividade, que já está na sua terceira edição, tem o objetivo de percorrer municípios e comunidades rurais que estavam na rota do trem.

O evento sairá às 7h da capela do Bom Jesus com destino a cidade de Patu, passando por Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas e comunidades rurais destes municípios, chegando em Patu no sábado, 22, à tarde.

De acordo com o organizador do evento, Valnei Nunes, são esperados cavaleiros de Caicó, Florânia, Itaú, Patu, Almino Afonso, entre outros municípios. “A previsão é que de Mossoró saiam cerce de 50 cavaleiros e no caminho vamos juntando mais. Devemos chegar a Patu com mais de 100 cavaleiros. No caminho teremos toda uma programação”, disse.

A Prefeitura de Mossoró está apoiando a cavalgada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que oferecerá um café da manhã para os cavaleiros no local da saída e disponibilizará de veterinário para acompanhar o percurso.

A Arena Deodete Dias foi palco das quadrilhas infantis que disputaram o Concurso Municipal de Quadrilha Tradicional e Estilizada, na categoria infantil, na noite deste domingo (16). No seguimento tradicional se enfrentaram Alegria Matutinha e Noite de São João. Na estilizada a disputa foi feita entre Juventude Nordestina, Meu Xodó e Amor Nordestino.

“A noite deste domingo foi puramente mossoroense, e ainda mais especial que estamos prestigiando crianças a adolescente que estão levando adiante a tradição da cultura junina. Precisamos valorizar a apresentação desses meninos e meninas porque eles são a garantia que no futuro o amor pelas quadrilhas não morrerá”, destacou Deilson Pereira, coordenador do Festival de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina 2019.

Na categoria tradicional a grande campeã foi a Quadrilha Noite de São João, da Escola Municipal Rotary. “Estamos todos emocionados com o desempenho das nossas crianças. Foram meses de dedicação e o resultado é esse troféu de 1° lugar. Vamos comemorar essa vitória com todos que a fazem a Escola Rotary”, destacou a diretora da escola, Jailma Soares.

Confira o resultado:

Concurso Municipal de Quadrilha Tradicional Infantil

1° Lugar – Noite de São João

2° Lugar – Alegria Matutinha

Concurso Municipal de Quadrilha Estilizada Infantil:

1° Lugar – Amor Nordestino

2° Lugar – Juventude Nordestina

3° Lugar – Meu Xodó

18
jun

FPM: 2º decêndio será creditado amanhã

Postado às 13:57 Hs

Na próxima quarta-feira, 19 de junho, será creditado nos cofres municipais o 2º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total a ser dividido entre os 5.568 Municípios brasileiros soma R$ 1.333.202.247,97, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Em valores brutos, ou seja, incluindo o Fundeb, o montante totaliza R$ 1.666.502.809,96. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza estudo com os valores que serão creditados por coeficientes e por Estado. No 2º decêndio, a base de cálculo compreende entre os dias 01 a 10 do mês corrente. O valor representa em torno de 20% do valor esperado para o mês inteiro.
Após sofrer várias derrotas no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro fará mudanças no modelo da articulação política do Palácio do Planalto. A ideia é transferir a Subchefia de Assuntos Parlamentares, hoje abrigada na Casa Civil, para a Secretaria de Governo, que agora será comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos.O ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu a Bolsonaro que puxe o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, para a coordenação política de sua equipe. Ex-deputado do PSDB, Rogério Marinho é considerado por seus pares como um hábil negociador e, até a votação da reforma da Previdência, poderia acumular as funções.

Ainda não está definido se a Subchefia de Assuntos Parlamentares, sob a alçada da Secretaria de Governo, terá status de ministério, mas é praticamente certo que a pasta será reformulada. Até a noite desta segunda-feira, 17, no entanto, Bolsonaro também não havia batido o martelo sobre a ida de Marinho para o núcleo duro do Planalto.

O novo ministro-chefe da Secretaria de Governo já participará, nesta terça-feira, 18, da reunião ministerial com Bolsonaro. Ex-comandante militar do Sudeste, Ramos substitui o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, que foi demitido na quinta-feira, após entrar em confronto com o escritor Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, e com o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Santos Cruz também discordava da estratégia de comunicação do governo, refeita após a entrada do empresário Fábio Wajngarten na equipe, em abril.

Sem alarde, houve outras mudanças no Planalto. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni – responsável pela relação do Planalto com o Congresso -, demitiu o secretário especial de Assuntos para a Câmara, Carlos Manato, filiado ao PSL de Bolsonaro.

O ex-deputado Abelardo Lupion, do DEM – mesma sigla de Onyx -, substituiu Manato. A troca provocou revolta no PSL. “É bom que nunca nos peçam para opinar se Onyx deve permanecer no governo”, provocou o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP).

Fonte:  O Estado de S. Paulo.

 

Mudanças no Gabinete Civil do Governo do Estado.

Assume a coordenação do Gabinete Civil, o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE), Luiz Hudson Guimarães.

José Gilson Matias Barros foi exonerado do cargo de coordenador do Gabinete Civil e nomeado para ser Secretário Particular da Governadora Fátima Bezerra.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) transferiu o feriado de Corpus Christi no âmbito da Justiça do Trabalho desta quinta para a sexta-feira (21).

Dessa forma, as Varas trabalhistas e o TRT-RN funcionarão normalmente na quinta-feira (20) e terão seus expedientes suspensos entre a sexta-feira (21) e a segunda-feira (24), ponto facultativo regimental do São João.

Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre serão divulgados nesta terça-feira (18), às 15h, segundo o Ministério da Educação (MEC). A lista com os nomes dos aprovados deve ser consultada no site.

O candidato pré-selecionado precisará comparecer à instituição de ensino superior onde irá estudar para comprovar os dados pessoais informados na inscrição. Essa etapa, essencial para a efetivação da matrícula, ocorre entre 18 e 25 de junho.

De acordo com o MEC, foram 417.102 inscritos e 797.615 inscrições (cada candidato pode eleger até duas opções de curso). No total, o Prouni do 2º semestre concederá 169.226 bolsas de estudo em universidades privadas – sendo 68.087 benefícios integrais e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, que a expectativa com o nome de Gustavo Montezano para a presidência do BNDES “é a melhor possível”. Segundo Bolsonaro, o indicado é “jovem, empreendedor, inteligente, tem tudo para dar certo”.

Bolsonaro comentou ainda que conhecia Montezano porque já morou no mesmo prédio do futuro chefe do BNDES. “Já o conhecia, por coincidência, ele já morou num prédio onde morei. Não tem nada a ver uma coisa com outra, coincidência apenas”, disse o presidente. O ex-presidente do banco, Joaquim Levy, pediu demissão do cargo no último domingo, 16, após Bolsonaro ameaçar tirá-lo do cargo publicamente.

Fonte: Blog do Magno

18
jun

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:57 Hs

18 de junho:

Dia do orgulho autista

Dia do Químico.

Dia de São Gregório

Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil

Nesta data em:

1814 – Guerras Napoleónicas: a Batalha de Waterloo leva Napoleão Bonaparte a abdicar ao trono pela segunda e última vez.

1908 – Inicia-se a Imigração Japonesa para o Brasil, quando 781 pessoas desembarcam em Santos após uma viagem no Kasato-Maru.

1953 – O general Muhammad Naguib declara o fim da monarquia egípcia e proclama a República do Egito.

Nasceram neste dia…

1901 – Grã-duquesa Anastácia Romanova da Rússia (m. 1918).

1931 – Fernando Henrique Cardoso (na imagem), sociólogo e político brasileiro.

1942 – Paul McCartney, músico, compositor e cantor britânico.

Morreram neste dia…

1928 – Roald Amundsen, navegador norueguês (n. 1872).

1936 – Máximo Gorki, escritor russo (n. 1868).

2010 – José Saramago, escritor português (n. 1922).

2011- Clarence Clemons,músico e ator norte-americano (n. 1942).

2011- Wilza Carla,vedete, atriz e humorista brasileira.

2014 — Stephanie Kwolek, química estadunidense (n. 1923).

2018 — XXXTentacion, rapper estadunidense (n. 1998).

A segunda-feira começa com a Segurança Pública do RN em alerta.Os Policiais e Bombeiros Militares paralisaram as atividades.

Reajuste salarial, pagamento de folhas atrasadas e recomposição do efetivo estão na pauta de reivindicações. Eles estão concentrados em frente à Governadoria.

O vice-governador do Estado, Antenor Roberto, iniciou perto do meio dia uma reunião com representantes das associações de militares que organizaram a paralisação iniciada nesta segunda-feira, 17.

17
jun

Mais chuvas…

Postado às 18:20 Hs

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (EMPARN ) está prevendo mais chuvas para a semana que está começando. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, “as condições do oceano Atlântico Sul estão melhorando na questão referentes ao vento, campo de pressão e temperatura superficial das águas. Essas condições favoreceram a formação de instabilidades oceânicas, responsáveis pelas chuvas que caíram durante a última semana sobre a faixa litorânea nordestina”. Para os próximos dias as chuvas deverão acontecer em menor intensidade. Hoje (17), céu nublado com chuvas moderadas no litoral Leste. No Agreste, pancadas de chuvas. No interior céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas isoladas.

Amanhã, terça-feira (18), a previsão é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva moderadas no Litoral Sul e Região Metropolitana de Natal. No Agreste, pancadas de chuvas. Nas demais regiões a predominância é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas na Região de Mossoró. Na quarta-feira, (19), com céu parcialmente nublado com chuvas no litoral Leste, Agreste e Oeste. Nas demais regiões, parcialmente nublado a claro.

Com base nas imagens do satélite meteorológico,  na quinta-feira (20) o céu estará parcialmente nublado a claro com possibilidades de chuvas no litoral Leste e Agreste e parcialmente nublado a claro nas demais regiões. Na sexta-feira (21) novamente céu parcialmente nublado a claro com chuvas na madrugada e amanhecer do dia no litoral Leste e Agreste e parcialmente nublado a claro nas demais regiões. O sábado (22) também com céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas no amanhecer do dia no litoral Leste e Agreste e parcialmente nublado a claro nas demais regiões. No domingo (23), véspera de São João, algumas chuvas na madruga e início do dia e céu parcialmente nublado a claro no restante do período no litoral Agreste e Leste  e, parcialmente nublado a claro nas demais regiões.

 

17
jun

Mossoró em destaque

Postado às 16:38 Hs

O Boticário está exibindo nas redes sociais uma campanha que homenageia o São João do Nordeste e os personagens são de Mossoró.

Eles foram escolhidos para representear todo esse amor presente em cada acorde, correio elegante e saia rendada das sinhazinhas.

Os personagens vivem em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, um dos palcos mais tradicionais da festa de São João do país. Liana, de 55 anos, é a responsável pela Quadrilha Lume da Fogueira, campeã 17 vezes na festa da cidade. Ivete, aos 62 anos, corta sozinha quase de 3 mil bandeirolas por dia para enfeitar uma cidade inteira. O jovem Abraão, de 29 anos, tornou-se coreógrafo depois de começar a carreira como bailarino na quadrilha Lume da Fogueira.

Na websérie, a história de cada um é contada pelo poeta Bráulio Bessa.

Fonte: Heitor Gregório

A maior micareta do interior do Rio Grande do Norte, a “Carnaxelita” foi lançada oficialmente na última sexta-feira (14). A cerimônia que contou com a presença de autoridades, parceiros, influenciadores digitais e a imprensa, foi transmitida ao vivo pela Sidys TV e Rádio Currais Novos FM e marcou o anuncio da programação.

Os diretores da Prime Eventos, empresa que realiza o carnaval fora de época, confirmou para os dias 4, 5 e 6 de outubro a realização do evento. Nomes como Bell Marques, Psirico, Rafa e Pipo, além de Henry Freitas vão estar animando a festa.

Durante o evento de lançamento foi inaugurada a sede Carnaxelita, local que será ponto de apoio para patrocinadores, foliões e comissários. Mudanças também foram anunciadas, a exemplo do trajeto que voltará ao caminho antigo, e a feijoada que será realizada na sábado. A venda dos abadás começarão nos próximos dias em várias cidades e pela internet.

Programação

Sexta – 04 de outubro:

Trio Elétrico: Psirico;

Sábado – 05 de outubro.

Feijoada Vip: Rafa e Pipo, Henry Freitas;

Trio Elétrico: Bell Marques

Domingo – 06 de outubro

Bloco Chameguinho

Sobre o Carnaxelita

Fundado em 1996 o Carnaxelita foi criado por um grupo de amigos da empresa Fort Eventos. O movimento começou após a realização do Carnatal, evento tradicional realizado na capital do estado. A novidade de interiorizar um carnaval fora de época ganhou força. Na época vários nomes foram pensados, mas “Carnaxelita” foi o escolhido, por ser uma referência ao carnaval e o minério da xelita, já que o município  de Currais Novos foi referência na exportação do mineral. Com o passar dos anos o evento mudou de formato, ficando inclusive alguns anos sem sua realização. Em 2017 o Carnaxelita voltou, dessa vez ancorado pela Prime Eventos.

17
jun

Celebrando

Postado às 15:50 Hs

A Revista DEGUSTE de Turismo e Gastronomia vai completar 14 anos na sua edição de julho/2019, quando veiculará seu número 168.

A previsão é que a edição de aniversário circule entre os dias 1 e 3 de julho de 2019, após a montagem editorial até o próximo dia 20 de junho, e cumpridos os prazos de execução gráfica.

A Revista DEGUSTE foi fundada em 2005, na cidade de Natal, pelos jornalistas Luís Benício Tavares Siqueira e Washington Rodrigues, profissionais formados no curso de jornalismo da UFRN e com extensa experiência em veículos de comunicação e serviços de assessoria de imprensa na capital.

Desde a edição número 1, a DEGUSTE tem tiragem mensal permanente, com produção editorial e fotográfica próprias e material gráfico produzido prioritariamente em indústrias gráficas potiguares (nunca foi rodada em gráficas de outros Estados), como forma de colaborar com o desenvolvimento e a valorização de empresas e profissionais da economia potiguar.

O conteúdo privilegia o segmento de alimentos e bebidas e o estímulo ao turismo, compreendendo restaurantes, bares, distribuidores, cafeterias, hotéis, pousadas, destinos de viagens, escolas e universidades de ensino das práticas culinárias e uma gama enorme que forma a rede que complementa o mercado turístico e gastronômico potiguar.

A tiragem é de 5 mil exemplares, todos os meses, produzidos alternadamente em duas gráficas da Grande Natal, a Impressão Gráfica e a Unigráfica.

Fonte: Assessoria

17
jun

Câmara Cidadã

Postado às 14:13 Hs

Por proposição de Rondinelli, Câmara Cidadã chega ao Abolição I nesta quarta, 19 Por proposição do vereador Rondinelli Carlos (PMN), a Câmara Municipal de Mossoró realizará a 9ª edição do projeto Câmara Cidadã, quarta-feira (19), das 8h às 14h, na Escola Municipal Monsenhor Mota, Rua Monsenhor Gurgel, bairro Abolição I. O projeto se dividirá em três momentos: o primeiro será a Câmara Cultural, às 8h, com apresentações da cantora Tânia Turene, da Quadrilha Junina Tradicional Sonho do Sertão e de Lara, a Rainha do Milho Mirim do Mossoró Cidade Junina 2019. O segundo será a sessão ordinária da Câmara, às 9h, e o terceiro momento, de forma simultânea aos demais, compreenderá atendimento gratuito à população, com os serviços de Cadastro Único, segundas vias de registros de Nascimento, Casamento e de Óbito.
jun 18
terça-feira
20 23
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
21 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5787211 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram