14
dez

Charge: Na espera de dias melhores…

Postado às 12:51 Hs

Charge do Duke

14
dez

Inpe diz que óleo veio do Mar da África

Postado às 12:30 Hs

Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a origem do derramamento de petróleo no litoral brasileiro estaria a milhares de quilômetros da costa do País. Mais precisamente as avaliações indicam que o óleo teria se deslocado da região sul do mar da África, em abril, até chegar à costa brasileira, em setembro. Essa hipótese refuta completamente a linha mais recente de investigações divulgadas pela Marinha e pela Polícia Federal, que apontaram, como principal suspeito pela tragédia, o navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers. No início de novembro, o Ministério da Defesa, a Marinha e a PF declararam que, por meio de geointeligência, haviam identificado uma imagem de satélite do dia 29 de julho relacionada a uma mancha de óleo a 733,2 quilômetros da costa brasileira, na região leste do Estado da Paraíba. De um dia para o outro, essa mancha teria aparecido, na região por onde o navio passava A Delta Tankers negou qualquer tipo de incidente com a embarcação e se prontificou a auxiliar nas investigações. Nesta semana, a Marinha evitou falar sobre o assunto em audiência na CPI do Óleo, instalada na Câmara dos Deputados.
14
dez

Fé que se renova a cada ano…

Postado às 12:17 Hs

Mossoró com alegria saúda Santa Luzia.

Quatro quilômetros entre o Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, no bairro Dom Helder Câmara, e a Catedral de Santa Luzia, no Centro de Mossoró, foram tomados pela multidão de fiéis na tradição procissão de encerramento da festa da padroeira dos mossoroense, na tarde/noite desta sexta-feira (13).

A saída da procissão na comunidade de Santa Luzia foi em homenagem aos 20 anos de fundação do Mosteiro das Irmãs Clarissas. O cortejo religioso seguiu pela Avenida Presidente Dutra, que ficou superlotada. A Igreja estima que mais de 150 mil pessoas tenham participado da procissão, com a presença de romeiros de todos o Rio Grande do Norte e de cidades dos estados do Ceará e Paraíba.

Uma das mais cosmopolitas vilas do mundo, a Praia da Pipa, em Tibau do Sul – RN, sedia até domingo (15) o Sabores da Pipa – Festival Gastronômico que acontece desde o dia 06 de dezembro. O evento reúne diversos paladares, passando pela cozinha regional, as tradicionais francesa, italiana, portuguesa, espanhola e japonesa, além da cozinha de fusão e contemporânea, espalhados em barracas a beira mar, hotéis, ruas e restaurantes, com pratos e drinks a valores abaixo do preço médio.

É entre opções de entrada, prato principal, sobremesa, drinks, combo (entrada + drink) e finger foods (apenas os restaurantes disponibilizam essa opção), com preços tabelados e exclusivos para o Sabores da Pipa, que o festival movimenta o turismo e a economia, integrando e dando visibilidade à cadeia gastronômica da região.

Ao todo, são 25 estabelecimentos participantes e, nos horários do Tour Gastronômico – entre 19h e 21h, na área externa dos locais, os visitantes poderão saborear as mesmas criações em formato finger food, no valor de R$ 10 – o que possibilita uma variedade em experiências gastronômicas a um preço acessível, trazendo clima festivo às ruas da Pipa.

E, de quinta (12) a domingo (15), a partir das 17h, a Arena dos Saberes e Sabores, na Praça do Pescador, disponibiliza 20 stands de parceiros e apoiadores, EcoFeira da Pipa, rodas de conversa, palestras e apresentações culturais do Projeto Tamar. Já para o encerramento, no domingo (15), tem Macarronada Caprese Nordestina, preparada pelos chefs Betão, Fernando Gomes e Ana Benvinda. A música fica por conta do Projeto Samba Trio.

O evento oferece também uma programação com oficinas de capacitação, direcionadas aos colaboradores locais do segmento da gastronomia e interessados no geral. Para este final de semana, oficinas como: Fotografia de Alimentos para Instagram, com o fotógrafo Canindé Soares; Pão de Jerimum, com a culinarista Andrea Lima; Ensopado de Siri; Roda de Conversa sobre ‘Confeitaria brasileira atual’ e Chocolateria, sob o comando do chef Fernando Gomes; Espumantes e Drinks do Verão, com o enólogo Pedro Jeancleber. Os locais para essas atividades são: Lá Na Casinha – na Av. Baía dos Golfinhos, Arena dos Saberes e Sabores na Praça do Pescador.

Com ótima aceitação por parte dos empresários, o formato do Sabores da Pipa não tem propósito competitivo e sim de união e fortalecimento de toda a cadeia que abarca a gastronomia local. Valorizar o que é local, de pessoas a insumos, de empresas a projetos, propagando o conceito da gastronomia Km0 (quilômetro zero). O Sabores da Pipa – Festival Gastronômico é uma realização do Convention Bureau, Juçara Figueiredo Produções e Lá na Casinha. Conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, Emprotur com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, além do apoio também da Prefeitura de Tibau do Sul, Movimento Preserve Pipa, Deguste – gastronomia e turismo, Stella Artois, Cortez Online, CTSI – soluções em tecnologia, MAC Madeiras, G7 Comunicação, Pipa.com.br, Grand Cru, KIPreço Construção, Eloi Chaves Distribuidora, RA – reformas e construções, Projeto Samba Trio, La Pastina, Di Bufalo Queijos Nobres e Reis Fruit.

Fonte: Assessoria

14
dez

Proposta

Postado às 11:13 Hs

Zenaide propõe: 8,6 bilhões de Fundo extinto pelo governo devem ir para a Saúde

 

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) apresentou emenda à Medida Provisória 909/2019, editada pelo Poder Executivo, que extingue o Fundo de Reservas Monetárias, criado por lei em 1966 e administrado pelo Banco Central, mas que, atualmente, não possui um fim específico. Zenaide propõe que os recursos do fundo – algo em torno de R$ 8,6 bilhões, no fim de 2018 – sejam transferidos para o Fundo Nacional de Saúde, em vez de simplesmente serem usados para amortizar a Dívida Pública, como é a intenção do governo.

No texto da emenda (Emenda Modificativa n. 03 à MPV 9092019), a senadora argumenta que o governo federal possui outros meios de pagar a dívida pública, mas que o financiamento do Sistema Único de Saúde está prejudicado por vinte anos, já que a Emenda Constitucional 95, a “PEC da Morte”, congelou os investimentos públicos por esse período.

Leia a íntegra do documento: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8054682&ts=1576244075055&disposition=inline

14
dez

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

14 de dezembro:
Dia do Ministério Público.
Dia do Engenheiro de Pesca
Dia da Biblia Evangélica
Dia Nacional da Ópera
Dia de São João da Cruz
Nesta data em:

1758 – Processo dos Távora: Teresa Leonor de Távora e o seu marido são presos, acusados de serem os mandantes do atentado ao rei D. José I.
1939 – Guerra de Inverno: União Soviética é expulsa da Liga das Nações.
1950 – É criado o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Nasceram neste dia…

1503 – Nostradamus, astrólogo e matemático (m. 1566).
1546 – Tycho Brahe, astrónomo dinamarquês (m. 1601).
1947 – Dilma Rousseff (imagem), política brasileira.

Morreram neste dia…

872 – Papa Adriano II.
1799 – George Washington, primeiro presidente dos EUA (n. 1732).
1918 – Sidónio Pais, político português (n. 1872).

1966 – Ruben Berta, empresário brasileiro (n. 1907).

1989 – Andrei Sakharov, físico nuclear soviético (n. 1921).

2006 – Sivuca, músico brasileiro (n. 1930).

2008 – Ricardo Infante, futebolista argentino (n. 1924).

2013 – Peter O’Toole, ator irlandês (n. 1932).

2016 – Paulo Evaristo Arns, cardeal brasileiro (n. 1921).

Sancionada lei que cria Semana do Empreendedorismo Jovem no RN

A matéria é de autoria do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade); lei foi publicada nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou nesta sexta-feira (13), a Lei nº 10.631 que institui no calendário oficial do estado a Semana do Empreendedorismo Jovem, a ser celebrada na terceira semana do mês de novembro, conforme consta no Diário Oficial do Estado (DOE).

A lei é de autoria do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) e tem como objetivo “incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo no nosso estado”, segundo o parlamentar.

De acordo com a lei, as atividades, eventos e debates em comemoração alusiva à Semana do Empreendedorismo Jovem, deverão abranger, dentre outros temas, os seguintes “valorização da disseminação do espírito empreendedor e seus valores; o ideal próprio da Identidade Empreendedora Jovem da Sociedade Potiguar; empreendedorismo Jovem, importância da função econômica na sociedade, para a produção ou circulação de bens ou serviços”.

“Nosso objetivo é dar visibilidade para o empreendedorismo, que é a realidade do jovem potiguar atualmente. No Rio Grande do Norte temos instituições e profissionais sérios que vêm desenvolvendo um importante trabalho na área e com essa lei os benefícios tendem a ser ainda maiores”, afirmou Allyson.

Fonte: Assessoria

13
dez

Informes

Postado às 22:55 Hs

Caern instala sistema de bombeamento no Açude Dourado

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou a operação do sistema de bombeamento instalado no Açude Dourado, para viabilizar o abastecimento de água na cidade de Currais Novos. O açude entrou no nível de volume morto, e com isso a água não tinha mais força suficiente para passar pela comporta, até o ponto de captação.

Para resolver o problema, a Caern teve que instalar uma bomba para levar a água até o ponto de captação flutuante, no açude. Com o nível atual, o sistema de bombeamento garante fornecimento do produto pelos próximos 30 dias, com uma margem de segurança de cinco dias para mais ou para menos.

Diante da situação atual, a companhia reforça o pedido à população que use a água de forma consciente, evitando desperdícios.

portal G1-RN destaca nesta sexta-feira(13), que entre os municípios do Brasil, Natal possuía o 31º maior Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2017. É o que mostra um levantamento divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com R$ 23,4 bilhões em bens e serviços produzidos, a capital do Rio Grande do Norte teve uma participação de 0,36% no PIB nacional.

Segundo a reportagem, o PIB da capital potiguar representa 35,6% de toda a produção do estado. Isso equivale à soma dos 159 municípios com menores PIBs do Rio Grande do Norte. No Nordeste, Salvador (R$ 62,7 bi), Fortaleza (R$ 61,5 bi), Recife (R$ 51,8 bi) e São Luís (R$ 29,7 bi) ficaram à frente de Natal. Na região, a capital norte-riograndense representa 2,46% do PIB.

Outros dois municípios do Rio Grande do Norte aparecem na lista dos 30 maiores PIBs do Nordeste: Mossoró (R$ 6,1 bi), em 23º lugar, e Parnamirim (R$ 5 bi) em 28º. As duas cidades representam, respectivamente, 0,65% e 0,53% do PIB do Nordeste.

Com acréscimo de informações do G1

O fotógrafo Fernando Chiriboga lança no próximo dia 17 de dezembro seu décimo sexto livro: ‘Luz na Terra do Sol – Natal e Litoral Potiguar’. Com muito talento e profissionalismo, Chiriboga revela em mais uma obra o amor pela terra potiguar, à qual se incorporou com todo o reconhecimento de sua cidadania pelos norte-rio-grandenses. O lançamento vai acontecer das 18h às 22h, na Galeria Fernando Chiriboga, no 3º piso do Shopping Midway Mall, em Natal.

Terra de muitas belezas, o Rio Grande do Norte é revelado na nova edição fotográfica com destaque para rica variedade de ambientes sumamente importantes do ponto de vista ecológico, tais como recifes, corais, mangues, campos de dunas e estuários. Natal também é revelada com sua beleza singular, das lindas praias que compõem sua paisagem urbana – Ponta Negra, praias da Via Costeira, Miami, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte e Redinha – possuem irresistível encanto que seduz moradores e visitantes, e neles provoca o desejo de conhecer as demais belezas do litoral potiguar.

O livro ‘Luz na Terra do Sol Natal e Litoral Potiguar’ revela as belezas do Litoral Oriental, delimitado ao sul pela praia de Sagi, que fica na divisa com a Paraíba e pertence ao município de Baía Formosa. Ao norte está delimitado pela Ponta do Calcanhar, no município de Touros. Estende-se por 166 quilômetros e compreende os municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Senador Georgino Avelino, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape e Rio do Fogo. O Litoral Setentrional também é destaque com o limite a leste pela Ponta do Calcanhar e a Oeste pela praia de Tibau, na divisa com o Ceará. Abrange os municípios de Touros, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Areia Branca, Grossos e Tibau.

Retratando paisagens urbanas e costeiras, o livro ‘Luz na Terra do Sol – Natal e Litoral Potiguar’ que chega com duas opções de capa, busca fazer um registro do belo patrimônio – testemunho das riquezas da terra potiguar – e desta forma contribuir para a conscientização da necessidade de sua preservação como importante legado para as futuras gerações.

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, na próxima segunda-feira, a proposta que aumenta o repasse da União às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17, do Senado, que aumenta em 1 ponto percentual os repasses de certos tributos da União para os municípios.

Atualmente, de 49% da arrecadação total do imposto de renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ficam com as cidades 22,5 pontos percentuais, por meio do FPM. Com a PEC, passam a ser 23,5 pontos percentuais, aumentando o repasse global de 49% para 50% da arrecadação.

O texto prevê um aumento gradativo nos quatro primeiros anos da vigência da futura emenda constitucional. Nos dois anos seguintes, o repasse a mais será de 0,25 pontos percentuais. No terceiro ano, de 0,5 ponto percentual; e do quarto ano em diante, de 1 ponto percentual.

13
dez

Sexta-feira 13 reserva Lua cheia

Postado às 16:47 Hs

A sexta-feira 13 sempre foi recheada de mistérios e um prato cheio para aqueles mais “cabalísticos”. Algumas pessoas já se programam para a data enigmática e preferem evitar situações de azar. Outras, acreditam na sorte.

Imagine se, em uma sexta-feira 13, a Lua cheia brilhar no céu? É exatamente isso que ocorrerá nesta sexta, em uma coincidência que não era registrada há quase duas décadas.

Há décadas, estudiosos investigam a influência do satélite natural da Terra em nossas vidas, do corte de cabelo, passando pelo sono, até o ciclo de fertilidade das mulheres.

Especialistas dizem que o calendário biodinâmico, que inicialmente era usado para aconselhar os agricultores nas plantações, seria capaz de concluir qual dia é ideal para a colheita das uvas. Na astrologia, há quem diga que, quando a Lua passa pelos signos de Sagitário, Leão e Áries, a produção pode tornar o vinho mais saboroso.

Super Interessante com Estadão

Foto: Anastácia Vaz
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve a maior nota do Estado no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado nessa quinta-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com média 3,67319 e nota 4, a UFRN mantém o histórico acima da média nacional. O IGC é o indicador que avalia a instituição. Segundo o Inep, fazem parte desse cálculo a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio (2016, 2017 e 2018) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), relativo aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
13
dez

Programa Verde Amarelo em risco

Postado às 12:35 Hs

O Programa de Emprego Verde Amarelo, lançado pelo governo em novembro por meio de uma medida provisória, está em risco, e o Planalto tenta uma ofensiva para salvá-lo ao mesmo tempo em que já pensa em alternativas.

Na primeira frente, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, faz um corpo-a-corpo com empresários e parlamentares para tentar explicar o programa, que ficou estigmatizado pela polêmica proposta de taxação do seguro-desemprego. Reportagem de O Globo mostra que a convocação para a ajuda do empresariado já surte efeito: entidades patronais já se mobilizam a favor da proposta.

A Folha mostra que Jair Bolsonaro cogita desistir da Medida Provisória e substitui-la por um projeto de lei que conserte os pontos polêmicos do Programa Verde Amarelo e evite uma dura derrota para o governo, uma vez que Senado e Câmara avaliam até devolver a MP por conter inconstitucionalidades.

13
dez

Lei de perdão

Postado às 12:33 Hs

Detran alerta que lei de perdão de débitos do IPVA e Licenciamento vai até dia 31

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) alerta os proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas que ainda têm dívidas de IPVA e Licenciamento para aproveitar o benefício da Lei Estadual (10.507/2019) que concede o perdão tributário relativo aos dois impostos (IPVA e Licenciamento). O prazo final de validade do decreto é o próximo dia 31 deste mês, após essa data não será mais possível usufruir do perdão das dívidas.

Com a Lei de Remissão dos débitos de IPVA e Licenciamento dos anos de 2018 e anteriores a essa data, o Governo do Estado concede aos proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas o perdão completo dos dois impostos, como também possíveis juros e multas referentes a eles, e ainda a retirada de cadastro da dívida ativa para aqueles que foram incluídos por dívidas relacionadas ao IPVA e Licenciamento.

Para o proprietário de motocicleta ter direito ao benefício, basta quitar o IPVA e o Licenciamento do seu veículo referente ao exercício 2019, que em até 10 dias úteis as dívidas de anos anteriores serão perdoadas e excluídas automaticamente do sistema. Outro ponto importante é que com o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) dos anos de 2019 e 2018, o cidadão também tem as dívidas do DPVAT de anos anteriores extintas.

O Detran ainda alerta que o benefício somente poderá ser utilizado uma vez por proprietário de veículo automotor, ou seja, se o cidadão tiver duas motocicletas que se enquadrem no perdão, apenas uma poderá ser contemplada pela Lei Estadual, sendo a última que foi adquirida.

13
dez

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:10 Hs

13 de dezembro:
Dia do Marinheiro.
Dia do Deficiente Visual.
Dia do Pedreiro
Dia do Lapidador
Dia Nacional do Forró 
Nesta data em:

1545 – Inicia-se o Concílio de Trento.

1865 – O Paraguai declara guerra ao Brasil, dando início à Guerra do Paraguai, na imagem.
2003 – Saddam Hussein é capturado por tropas norte-americanas.
Nasceram neste dia…
1553 – Henrique IV de França (m. 1610).
1816 – Ernst Werner von Siemens, inventor e empresário alemão (m. 1892).
1839 – Pedro Luís Pereira de Sousa, poeta, escritor, advogado e político brasileiro (m. 1884).
1912 – Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

Morreram neste dia…

1521 – D. Manuel I de Portugal (n. 1469).
1930 – Fritz Pregl, químico austríaco (n. 1869).
1944 – Wassily Kandinsky, pintor russo (n. 1866).

1994 – Olga Rubtsova, enxadrista russa, ex-campeã mundial (n. 1909.

2001 – Chuck Schuldiner, músico, guitarrista e vocalista da banda Death (n. 1967)

2004 – José Montes Paixão, político brasileiro

2006 — Lamar Hunt, promotor esportivo norte-americano (n. 1932).

2008 — Horst Tappert, ator alemão (n. 1923).

2009 — Paul Samuelson, economista norte-americano (n. 1915).

2017 — Warrel Dane, músico estado-unidense (n. 1961).

Em Mossoró acontece a procissão de encerramento em honra a SANTA LUZIA, Padroeira da Diocese.

13
dez

Mossoró com Alegria Saúda Santa Luzia

Postado às 6:00 Hs

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados

 

antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre

 

extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e

 

vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

 

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

 

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação

 

o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

 

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus

 

ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me

 

conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

 

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém

13
dez

Acontece

Postado às 6:00 Hs

SOLIDARIEDADE FARÁ ENCONTRO REGIONAL NESTE SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO, EM NATAL

O Partido Solidariedade fará encontro regional no próximo sábado, 14 de dezembro, no hotel Holiday Inn da Avenida Salgado Filho, imediações do Arena das Dunas, em Natal, a partir das 15h.

O encontro terá  convidados de várias cidades do Rio Grande do Norte.

“Será um momento importante para o partido relembrar as conquistas alcançadas até agora e passar orientações para os filiados sobre o futuro próximo, tanto relacionado a 2020 quanto a 2022”, explica do pré-candidato do partido a Prefeito de Natal, Kelps.

Encontro Regional Partido Solidariedade
Local: Hotel Holiday Inn
Data: 14 de dezembro 2019
Horário: 15h
Localização – https://www.ihg.com/holidayinn/hotels/pt/pt/natal/natar/hoteldetail

dez 14
sábado
16 42
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
7 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5809002 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram