26
fev

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 11:15 Hs

26 de fevereiro:
Dia do Comediante.
Dia de Santa Paula e Santo Alexandre.
Começa o Ayyám-i-Há no calendário bahá’í.
Nesta data em :

1815 – Napoleão Bonaparte foge da ilha de Elba.
1952 – O primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill anuncia que seu país possui a bomba atómica.
1956 – Termina o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, durante o qual o secretário do Partido, Nikita Khrushchov, com seu célebre discurso secreto, denuncia as violências, os expurgos e as limitações à liberdade impostas pelo regime de Stalin, seu predecessor.

Nasceram neste dia…

1802 – Victor Hugo, escritor francês (m. 1885).
1868 – Venceslau Brás, na imagem, nono Presidente do Brasil (m. 1966).
1932 – Johnny Cash, cantor e compositor estadunidense (m. 2003).

Morreram neste dia…

1525 – Cuauhtémoc, último imperador asteca (n. 1502).
1883 – Miguel Ângelo Lupi, pintor português (n. 1826).
1992 – Older Cazarré, ator e dublador brasileiro (n. 1935).

2010 – Nujabes, compositor japonês (n. 1974).

2014- Paco de Lucía, guitarrista espanhol (n. 1947).

2014- Loureiro Neto, político e radialista português radicado no Brasil (n. 1952).

# CINZAS no calendário católico e início da Quaresma


26
fev

Ainda é carnaval…

Postado às 10:37 Hs

Para a maioria dos brasileiros, a quarta-feira de Cinzas é dia de voltar ao trabalho. Mas para deputados e senadores o retorno às atividades será somente na semana que vem. Tanto a Câmara como o Senado não têm sessões de votação ou de reuniões em comissões agendadas para esta semana.

Até a próxima terça-feira, 3 de março, quando estão marcadas as próximas sessões deliberativas nas duas Casas, serão 12 dias de “recesso”, sem votações. As últimas sessões ocorreram na quarta-feira, dia 19 de fevereiro.

Nem mesmo a reforma tributária que é tema prioritário no Congresso Nacional, com expectativa de aprovar a mudança na cobrança de impostos ainda neste primeiro semestre, fez com que sessões deliberativas fossem marcadas nesta semana.

26
fev

E o ano novo vai começar…

Postado às 10:28 Hs

De volta…

Mais um carnaval tranquilo, graças à Deus. Estivemos em Tibau, Apodi, Areia Branca e Upanema. Ficamos em Mossoró nosso descanso e claro a cidade não estava tão vazia assim. Os serviços que a cidade oferece fazem a diferença e tem também os que ficam e aqueles que também não gostam da folia. Portanto a cidade continua a funciona para o bem de todos. Quem abriu encontrou clientes principalmente os restaurantes e lanchonetes.

Já alguns anos fazemos esse bate-volta, gosto do meu RN. Mas quem sabe outros carnavais virão…

Dos quatros destinos nosso destaque foi sim APODI, carnaval organizado e com público recorde. Parabéns a gestão atual e quem assim continue.

Por fim fiquei sem entender o porquê da não realização de um carnaval grandioso em Upanema. Já estava ficando atrativo e a cidade bem estruturada de gente hospitaleira só tinha a ganhar com o evento. Mas do mais, foi sim um dos mais tranquilos e animados carnavais que já participei. Que venham outros…

Feliz ano novo, já que o ano no Brasil só começa mesmo após o carnaval

26
fev

Significado da Quarta-feira de Cinzas

Postado às 10:00 Hs

Também conhecida por Dia de Cinzas, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Esta é uma data muito especial para os cristãos.

A Quaresma representa os 40 dias que Jesus esteve no deserto, suportando todas as aflições e tentações. Neste sentido, a data representa o início de 40 dias de reflexões e arrependimentos, como forma de relembrar o sofrimento que Jesus passou na Terra. Todos os anos, a quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, sempre um dia após o Carnaval.

Esse período se apresenta como símbolo de transformação e passagem, solenizando, dessa forma, a vulnerabilidade da vida e a suscetibilidade à morte. Os cristãos prezam muito por esta data, e seguem à risca todos os rituais da Quarta-feira de Cinzas.

O sufixo do nome, “cinzas”, tem origem unicamente religiosa. Como neste dia é comemorada a clássica missa das cinzas, o primeiro dia da quaresma recebeu este nome. Na missa das cinzas, são queimados os galhos louvados do Domingo de ramos, do ano passado. O ritual funciona da seguinte maneira: as cinzas são misturadas a água benta – essa mistura, posteriormente, será utilizada para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel pelo padre, dizendo a seguinte frase: “Lembra-te que és pó e que ao pós voltarás”. Essa marca, deixada pelo padre no fronte dos cristãos, é mantida até o pôr do sol do mesmo dia. Somente após o cair da noite que se pode lavar esta marca.

O ritual realizado nas missas das cinzas remetem às antigas tradições do Oriente Médio, onde as pessoas costumavam jogar cinzas por cima de suas próprias cabeças, como sinal de arrependimento de seus pecados em face de Deus (fato contado várias vezes na Bíblia). O Catolicismo Romano difunde, ainda nesta data, as penitências de jejum e abstinência.

Portanto, na Quarta-feira de Cinzas, sob orientação da Igreja Católica, os fiéis fazem jejum ou não comem carne. Há vários anos existe esta tradição, que tem como intuito relembrar os cristãos devotos o sacrifício de Jesus. A ideia é de que, como Jesus sacrificou-se por todos na cruz, os crentes deveriam também realizar um sacrifício, como a privação de algo que gostam ou carne.

No entanto, de acordo com a lei federal brasileira, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado público. Ainda assim, várias lojas e instituições não abrem as portas nesse dia, bem como algumas agências bancárias funcionam somente depois das 12 horas.

25
fev

Informes

Postado às 15:18 Hs

Os principais polos de Carnaval do RN estarão sendo atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), durante a folia de Momo.  Equipes das áreas de manutenção de água e esgoto estarão de plantão para atender ocorrências em diversas cidades do Estado. Já o setor administrativo e o atendimento presencial da Caern, voltará ao trabalho, às 14h de quarta-feira (26). Os usuários também podem utilizar os canais de atendimento 115 ou o aplicativo Caern Mobile para solicitar serviços da Companhia. Mesmo com as chuvas registradas no Estado, havendo perspectiva de um bom inverno, é importante não esquecer o uso racional da água, evitando o desperdício.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves fez muito biquinho desprezando seu sucessor Álvaro Dias. Sinalizou para opinião pública que não apoiaria à reeleição de Dias, chegou ao ponto de evitar fotos com Álvaro em eventos religiosos.

Caladinho e obstinado, com muita humildade Álvaro deu ritmo a sua gestão que está sendo aprovada pelo povo sendo reconhecidamente melhor que do ex-prefeito Alves. Em apenas dois anos Álvaro caiu na graça do povo, agora o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves colou em Álvaro pegando carona na sua popularidade.

O prefeito Álvaro Dias vem colecionando bons índices de popularidade.

E o Carnaval funciona como um “Ibope” para mostrar o que rendeu e o que não rendeu durante o evento que reúne multidões e que fez de Natal, agora em 2020, o terceiro destino mais procurado do Nordeste e o sexto do Brasil durante o Carnaval.

Pré-candidatíssimo à reeleição, embora diga que não definiu nada, Álvaro desfila no Carnaval de Natal sem adversários.

As eleições de NATAL promete muitas emoções…Esses momentos estão só começando o corpo a corpo.

Blogs do Primo e Thaisa Galvão

Por Estadão

Depois de sobrevoar Fortaleza conflagrada por tropas amotinadas, o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) conclamou, na manhã desta segunda de carnaval, dia 24: “Temos que colocar a cabeça no lugar.”

“Pensar o que é necessário daqui em diante para solucionarmos essa crise específica, para os policiais poderem voltar a realizar o seu trabalho. Esse é o ponto”, disse Moro, que chegou à capital cearense acompanhado do ministro Fernando Azevedo (Defesa) e do chefe da Advocacia-Geral da União, André Mendonça.

MOTIM – Desde a deflagração do movimento paredista, o Ceará conta 147 assassinatos. O motim teve início por falta de acordo dos PMs com o governo do Estado quanto à reestruturação salarial.

Já durante entrevista coletiva na sede do Palácio da Abolição, sede do governo estadual, Moro afirmou: “O governo federal veio para permitir que o governo (estadual) possa resolver essa situação sem que nesse lapso temporal a população fique desprotegida.”

“Nosso trabalho é exclusivamente garantir proteção da população diante dessa paralisação. O envio (das forças federais) é para garantir a tranquilidade e a segurança da população”, declarou ainda o ministro.

SERENIDADE – Indagado sobre uma eventual reintegração de posse dos quartéis tomados por soldados rebelados, o ministro da Justiça disse: “Viemos aqui para serenar os ânimos e não para acirra-los. O governo federal veio aqui para substituir essa ausência das polícias. Serenar é importante.”

Estrategicamente, Moro enfatizou a importância dos PMs nas ruas. “Os policiais, no país inteiro, são profissionais dedicados que arriscam, muitas vezes, a sua vida pela vida de outro, proteção, seja pela incolumidade da vida ou do patrimônio do outro. São profissionais que devem ser valorizados. É momento de pensar em servir e proteger, serenar os ânimos”, afirmou.

Faltam apenas oito meses para que os mais de 148 milhões de eleitores se dirijam às urnas para eleger os vereadores, os prefeitos e os vice-prefeitos dos 5.568 municípios brasileiros. No entanto, para votar nas eleições de outubro próximo, o eleitor deve normalizar sua situação até o dia 6 de maio (151 dias antes do pleito), segundo o Calendário Eleitoral 2020.

Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório eleitoral para tirar o primeiro título e pedir transferência de domicílio eleitoral, estando apto a exercer o direito de voto.

A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

Com o surgimento do novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação nos bancos de sangue como uma ação preventiva em todo país. As informações são do Diário do Poder.

A triagem clínica já incluía a verificação de dengue, chikungunya e zika. A atualização deste ano incluiu o Covid-19 e outras variações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

Pessoas que estiveram em regiões com casos confirmados de coronavírus não poderão doar sangue pelo prazo de 30 dias, a contar do retorno das áreas afetadas pela epidemia. O prazo também será aplicado a quem teve contato com paciente infectado ou com suspeita da doença.

25
fev

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:28 Hs

25 de fevereiro:
Dia da criação do Ministério das Comunicações (1967)
Dia de Santa Valburga e São Cesário
Feriado nacional de independência no Kuwait (do Iraque, em 1961).
Nesta data em:

1570 – O Papa Pio V excomunga a rainha Isabel I de Inglaterra.
1836 – É patenteado o primeiro revólver, pelo norte-americano Samuel Colt.
1991 – Os países do Pacto de Varsóvia aprovam a dissolução da organização militar criada em 1955, em resposta à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Nasceram neste dia…

1841 – Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês (m. 1919).
1855 – Cesário Verde, poeta português (m. 1886).
1917 – Anthony Burgess, escritor britânico (m. 1993).

Morreram neste dia…

1558 – Leonor de Áustria, Rainha de Portugal e de França (n. 1498).
1945 – Mário de Andrade, na imagem, escritor brasileiro (n. 1893).
1983 – Tennessee Williams, dramaturgo estadunidense (n. 1911).

 1996 – Caio Fernando Abreu, jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro (n. 1948).

2011 – Carola Scarpa, socialite e atriz brasileira.

2012 — Martha Stewart, atriz estadunidense (n. 1922).

2014 — Paco de Lucía, guitarrista espanhol (n. 1947).

2015 — Zezéu Ribeiro, político brasileiro (n. 1949).

2017 — Bill Paxton, ator e diretor americano (n. 1955).


Assim como já havia feito no caso do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), a Procuradoria-Geral da República manifestou-se pelo arquivamento do pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde os processos tramitam, a PGR afirma que é de sua competência exclusiva denunciar ministros de Estado por crime de responsabilidade, sendo vedado que isso seja feito por parlamentares – como foi o caso – ou demais cidadãos.

A manifestação do vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Andrada, tem base em uma jurisprudência do próprio Supremo. Em 2002, a Corte entendeu que pedidos de impeachment contra ministros de Estado não têm apenas caráter político-administrativo, mas também penal, justificando a prerrogativa exclusiva do Ministério Público para denunciá-los.

O pesquisador Rafael Chaves, do Instituto Internacional de Física da UFRN, é um dos contemplados com bolsa de R$ 1 milhão do Instituto Serrapilheira. Também foram selecionados para receber o investimento os físicos Bruno Mota e Mario Leandro Aolita, da UFRJ. Eles vão receber R$ 700 mil, mais um bônus de R$ 300 mil destinado à integração e à formação de grupos sub-representados na ciência.

O trabalho de Rafael Chaves busca compreender as implicações de se processar informação em computadores de forma quântica – uma delas é, por exemplo, a impossibilidade de copiar essa informação. Ele investiga, ainda, como se dão as relações de causa e efeito na mecânica quântica. Para isso, aplica a teoria matemática da causalidade, a aprendizagem de máquinas e a inteligência artificial de modo a entender os limites da física clássica e reavaliar seus conceitos básicos. Leia mais sobre o físico.

Os três cientistas contemplados já haviam recebido bolsa de R$ 100 mil por um ano, na 1ª Chamada Pública de Apoio à Ciência do instituto. O apoio de até R$ 1 milhão reitera o princípio do instituto de concentrar recursos em projetos com forte potencial. “Embora seja uma coincidência, já que o apoio do Serrapilheira não é focado especialmente na física, esse resultado mostra que esta é uma área de excelência e promissora no Brasil”, aponta o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu. Incluindo este novo aporte, o Serrapilheira já investiu R$ 25,6 milhões em pesquisa científica, desde 2017, quando foi fundado.

“Embora jovens, eles já estão inseridos em redes internacionais, contribuindo com ideias inovadoras”, afirma a diretora de Ciência do Serrapilheira, Cristina Caldas. “É um reflexo de, entre outros fatores, anos de investimento da academia brasileira nesses cientistas: UFRJ, IIF/UFRN, UFMG, CBPF e outras foram responsáveis tanto por formá-los quanto por recebê-los como pesquisadores. É uma bela evidência do esforço dessas instituições em colocar a física brasileira em um padrão de competição internacional.”

As pesquisas apoiadas pelo Serrapilheira buscam responder a questões fundamentais da ciência, ainda que envolvam estratégias de risco. Para isso, contam com a liberdade e flexibilidade demandadas pela atividade científica, de modo que os cientistas possam desenvolver seus projetos em longo prazo.

Fonte: Assessoria

Discutir conjuntamente o indicativo de greve da categoria. Com esse objetivo, o SINTE/RN convoca os trabalhadores em Educação da Rede Estadual para participar de Assembleia no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 8h30, na Escola Estadual Winston Churchill, Centro de Natal.

A atividade é convocada pelo Sindicato após os trabalhadores deliberarem não aceitar a proposta inicial do Governo de pagamento do Piso Salarial 2020. Apresentada em audiência no último dia 18, a proposta do Executivo para quitação do reajuste de 12,84% prevê um parcelamento em três vezes, sem mencionar retroativo. O pagamento se daria da seguinte forma:

4,28% em maio de 2020;
4,28% em janeiro de 2021; e
4,28% em abril de 2021.

Mesmo contrários à proposição inicial do Governo, os trabalhadores em Educação estão abertos a negociação e à espera de apresentação de nova proposta, o que deve ocorrer, segundo expectativa do Sindicato, até 28 de fevereiro – data da Assembleia. Todavia, caso o Governo não ouça os anseios da categoria, um movimento grevista poderá ser iniciado e sobre isso, existe um agendamento de Assembleia de deflagração de greve, em 04 de março.

24
fev

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:47 Hs

24 de fevereiro:
São Sérgio
Nesta data em:

1891 – É promulgada a primeira Constituição republicana do Brasil, na imagem.

1932- É instituido o 1º voto feminino no Brasil.Só que o RN foi pioneiro em 1927 com Celina Guimarães
1991 – Os Estados Unidos iniciam a sua ofensiva terrestre contra o Iraque devido à invasão do Kuwait.
1997 – É anunciada a existência da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um animal adulto.

Nasceram neste dia…

1500 – Carlos de Habsburgo, Rei de Espanha e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (m. 1558).
1943 – Pablo Milanés, músico e cantor cubano.
1955 – Steve Jobs, empresário norte-americano (m. 2011).

Morreram neste dia…

1777 – D. José I, Rei de Portugal (n. 1714).
1815 – Robert Fulton, engenheiro norte-americano (n. 1765).
1856 – Nikolai Lobachevsky, matemático russo (n. 1792).

2006 – Cléa Simões, atriz brasileira (n. 1927).

2007 – Lola, atriz brasileira (n. 1927).

2014 – Carlos Páez Vilaró, empresário e artista plástico uruguaio (n. 1923).

2014 – Harold Ramis, ator, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense (o “Egon” dos Os Caça-Fantasmas) (n. 1944).

2015 — Gérard Ducarouge, engenheiro automobilístico e designer de carros francês (n. 1941).

 Moradores do interior do Rio Grande do Norte registraram um fenômeno natural que aconteceu nesta quinta-feira (21), nas cidades de Caraúbas e Upanema, Oeste potiguar. Trata-se de uma novem mais baixa e arredondada, que chamou a atenção das comunidades dos dois municípios. É a nuvem do tipo rolo.

De acordo com o meteorologista José Espínola, o fenômeno é mais comum nas regiões Sul e Sudeste do país. “A nuvem do tipo rolo forma uma espécie de rolo e se desloca horizontalmente. São nuvens que têm uma altura muito baixa. A base dela tem de um a dois quilômetros de altura e ela pode ter até mil quilômetros de extensão”, detalha. Ainda segundo Espínola, a nuvem rolo é provocada por rajadas de ventos de aproximadamente 60 quilômetros por hora atuando em direções contrárias. “É uma combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando também em direções contrárias. É o vento que dá essa configuração para ela”, acrescenta.

23
fev

Em Porto do Mangue…

Postado às 12:29 Hs

Carnaval de Porto do Mangue/RN 2020, de 22 a 25 de fevereiro.


Sábado, 22/02 tem Samba A7
Domingo, 23/02 tem Litto Lins e Sandro Bahia
Segunda, 24/02 tem Forró da Mídia e Pode Balançar
Terça, 25/02 tem Sandro Bahia e Kevi Piseiro

O governo brasileiro tem monitorado os navios que circulam na costa brasileira para evitar a entrada do coronavírus no país. O Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm adotado ações de vigilância para navios de cruzeiro, que atracam na costa brasileira, especialmente no período do Carnaval.

Dentre essas ações, estão uma série de orientações aos passageiros e tripulantes. No caso de cruzeiros marítimos, alguns procedimentos devem ser adotados para proteger a saúde dos passageiros e tripulantes, pessoal de solo e do público em geral nos portos.

Os dois órgãos orientam que, em qualquer situação, os trabalhadores de portos, aeroportos e fronteiras devem sempre adotar medidas preventivas, tais como higienizar as mãos com frequência com água e sabonete, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

23
fev

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:04 Hs

23 de fevereiro:
Dia do Rotaryano.
Dia de São Policarpo.
Dia da Sedução.
Dia do Surdo-Mudo 
Nesta data em:

1861 – O presidente-eleito dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington, D.C. para assumir a presidência, após ter sofrido um atentado fracassado em Baltimore.
1901 – Fundação do Instituto Butantan em São Paulo.
1919 – Benito Mussolini funda em Milão o Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Nacional Fascista.

Nasceram neste dia…

1868 – Henry Bergman, ator estado-unidense (m. 1946).
1927 – Bezerra da Silva, na imagem, sambista brasileiro (m. 2005).
1954 – Viktor Yushchenko, político, ex-presidente da Ucrânia.

Morreram neste dia…

1855 – Carl Friedrich Gauss, matemático, astrónomo e físico alemão (n. 1777).
1965 – Stan Laurel, ator, escritor e cineasta britânico (n. 1890).
2003 – Christopher Hill, historiador britânico (n. 1912).

2004 — Carl Anderson, ator e cantor estadunidense (n. 1945).

2007 – Nauro Esteves, arquiteto brasileiro (n. 1923).

2010 — Orlando Zapata, ativista político cubano (n. 1967).

fev 26
quarta-feira
15 56
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
29 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5816014 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram