21
maio

Informes

Postado às 23:05 Hs

“O risco financeiro tem causado um temor nas partes e isso está resultando na redução dos números de processos novos na Justiça do Trabalho de todo o Brasil”. A avaliação foi feita pela juíza do trabalho Roberta Corrêa de Araújo Monteiro, do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco, durante o I Seminário da Reforma Trabalhista de Mossoró. O evento, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), reuniu magistrados, servidores, advogados, estudantes de Direito e interessados na sede da OAB de Mossoró.

O líder do governo no Senado e também relator da reforma administrativa na Comissão Especial, Fernando Bezerra (MDB), confirmou que houve acordo entre Congresso e governo para que não haja mais a recriação dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

“Foi um acordo entre governo e Congresso, com Onyx, Maia e Alcolumbre. Vamos trabalhar para tentar votar na quarta”, disse Bezerra.

Com o acordo, a ideia é manter como está hoje o Ministério do Desenvolvimento Regional. A iniciativa partiu do próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que ficou incomodado com as acusações de toma lá, dá cá feitas por pessoas ligadas ao governo nas redes sociais enquanto havia conversas para uma indicação da Câmara e outra do Senado para as novas pastas.

“Agora ninguém quer mais espaço no governo. Você conversa, indica e depois apanha do próprio governo”, disse um parlamentar que participa das conversas.

21
maio

§ Espaço Web § “A Livraria “

Postado às 20:45 Hs

O universo é uma imensa livraria.
A Terra é apenas uma das suas estantes.
Somos os livros colocados nela.
Da mesma maneira que as pessoas compram livros apenas pela beleza da capa, sem pesquisarem o índice e conteúdo do mesmo, muitas pessoas avaliam os outros pela aparência externa, pela capa física, sem considerarem a parte interna.

Outras procuram livros com títulos bombásticos, sensacionalistas, histórias de terror ou romances.
Também é assim com as pessoas:
Há aquelas que buscam sensacionalismos baratos, dramas alheios ou apenas um romance, seja profundo ou rasteiro.
Somos homens-livros, lendo uns aos outros.
Podemos ficar só na capa ou aprofundarmos nossa leitura até as páginas vivas do coração.

A capa pode ser interessante, mas é no conteúdo que brilha a essência do texto.
O corpo pode ter uma bela plástica, mas é o espírito que dá brilho aos olhos. Também podemos ler nas páginas experientes da vida muitos textos de sabedoria. Depende do que estamos buscando na estante.
Podemos ver em cada homem-livro um texto impresso nas linhas do corpo.

 

Deus colocou sua assinatura Divina ali, nas páginas do coração, mas só quem lê o interior é que descobre isso.
Só vence a ilusão da capa e mergulha nas páginas da vida íntima de alguém, é que descobre seu real valor, humano e espiritual.

Que todos nós possamos ser bons leitores conscientes.
Que nas páginas de nossos corações possamos ler uma história de amor profundo. Que em nossos espíritos possamos ler uma história imortal e que, sendo homens-livros, nós possamos ser a leitura interessante e criativa nas várias estantes da livraria-universo.

A capa amassa e as folhas podem rasgar.
Mas, ninguém amassa ou rasga as idéias e sentimentos de uma consciência imortal. O que não foi bem escrito poderá ser bem escrito mais à frente.
Mas com toda certeza será publicado pela editora da vida, na estante Divina.
Pense Nisso.

Fonte: Edilson Silva

Quase uma semana após as grandes manifestações que marcaram o País na quarta-feira passada (15) – em que estudantes e professores cobraram do ministro da Educação, Abraham Weintraub, uma mudança na sua gestão da pasta – o homem escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para cuidar da educação do País tem uma nova proposta.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo , o ministro da Educação estuda criar uma bolsa de estudos para jovens que quiserem seguir a carreira de professor no ensino básico. A ideia seria a de premiar alunos com altas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que queiram cursar Pedagogia.

A proposta de Weintraub , já é realidade em países como Chile e Cingapura. Esses dois países, inclusive, têm programas semelhantes e com bons resultados. O ministro tem se reunido com fundações que apoiam a educação e a proposta teria surgido nessas conversas.

Hoje, 70% dos alunos que escolhem Pedagogia no Enem têm notas abaixo da média. A intenção de programas como esse é a de estimular que os melhores alunos do ensino médio queiram ser professores. Afinal, a bolsa seria dada ao aluno durante a graduação.

O grande problema para essa questão é que o projeto está vinculado ao fim do contingenciamento de recursos, que reduziu as verbas do Ministério da Educação . Assim, ainda não há previsão de qual o valor que seria pago a esses aluno e nem de quando a ideia poderá ser colocada em prática.

IG, com Estadão

: Agência Brasil

Bancada potiguar se reúne com Ministro da Educação.

Os deputados federais, senadores e reitores de instituições federais de ensino do Rio Grande do Norte estiveram reunidos, na noite de ontem (20), com o ministro da Educação Abraham Weintraub, para apresentar o impacto que o contingenciamento de recursos anunciados pelo Governo Federal terá no Estado e solicitar a sua suspensão. O ministro afirmou que a medida depende da aprovação da Reforma da Previdência.

Abraham Weintraub disse que o descontingenciamento não será feito nesse momento e que uma das soluções buscadas pelo Governo Federal é a destinação da multa de R$ 2,5 bilhões da Petrobras para a educação. Ele também pontuou que a liberação dos recursos do MEC depende da aprovação da Reforma da Previdência, sugerindo que os reitores busquem alternativas. Uma das sugestões do ministro é que os próprios estudantes assumam as atividades de funcionários terceirizados, como a manutenção e a limpeza das instituições de ensino.

Diante da fala de Weintraub, o deputado federal Rafael Motta (PSB), coordenador da bancada do RN, anunciou que irá apresentar uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para impedir o contingenciamento de recursos da educação.

Participaram da audiência os deputados federais Benes Leocádio (PRB), Fábio Faria (PSD), General Girão (PSL) e Walter Alves (MDB) e os senadores Jean Paul Prates (PT), Styvenson Valentim (PODE) e Zenaide Maia (PROS).

Mônica Bergamo
Folha

O ex-ministro José Dirceu, que foi preso novamente na sexta-feira (dia 17), está cumprindo pena na cela de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara Federal, no Complexo-Médico Penal da Justiça Federal, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Dirceu e Cunha dividem o espaço com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari, com o ex-senador Gim Argello e outros três presos condenados por corrupção.

Todos os 38 detentos da Lava Jato e de outros crimes ligados à corrupção que estão no presídio foram transferidos da Galeria 6 para uma ala do hospital penitenciário do complexo. Agora, eles não dormem mais em dois presos por cela. Os detentos dividem cada cela com outros cinco criminosos na Galeria 6, que já foi ocupada com outros presos do complexo.

PRECÁRIO – A transferência dos presos foi feita na quinta-feira (16). Os colchões estão distribuídos no chão e os pertences pessoais colocados em cima de caixotes. Cada cela do espaço, que antes era a enfermaria do hospital, tem um banheiro com chuveiro e uma privada.

Atualmente são 868 detentos no Complexo Médico-Penal. O presídio foi projetado com 599 vagas nesta ala, mais 60 no hospital penal.

O Departamento Penitenciário do Paraná afirma que a transferência foi feita por “questões de segurança” e que o objetivo é que, no futuro, fiquem apenas quatro presos por cela.

21
maio

RN Festivo

Postado às 15:01 Hs

Reunião na Sesed define planos operacionais para festejos juninos no interior do estado
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reuniu, nesta terça-feira (21), órgãos de segurança ligados ao Governo do Estado para que fossem apresentados os planos de ações operacionais que serão deflagrados no período das festas juninas no interior do Rio Grande do Norte.
 Na reunião, foram discutidas as ações integradas para os dois principais eventos juninos do interior do estado, o Mossoró Cidade Junina e o São João de Assú. Ambos ocorrerão no período de 01 a 30 de junho.
Durante os eventos, a Polícia Militar fará o patrulhamento nas áreas internas e externas nos locais de festas. Em complemento à atividade policial, o Corpo de Bombeiros Militar atuará em possíveis ocorrências e nas fiscalizações dos locais de evento.
Já a Polícia Civil irá atuar em ambas as cidades durante todos os dias de festejos, com as delegacias municipais em regimes de plantão. Em Mossoró, será instalada a Delegacia Móvel (ônibus), que atenderá aos procedimentos de menor potencial ofensivo. O efetivo contará ainda com uma equipe exclusiva para atender aos procedimentos das operações de combate a embriaguez no trânsito.
Fonte: Assessoria
21
maio

Acontece

Postado às 13:45 Hs

Com o tema “+Brasil: Políticas Públicas, Democracia e Justiça” será instalado nesta terça-feira, 21, o Centro Regional da Brazil Conferenceem Mossoró. O evento será realizado a partir das 8h, no Teatro Estadual Lauro Monte Filho. A iniciativa é coordenada pelo estudante Francisco Cavalcante, aluno do 2º período de Direito da UERN, que foi um dos embaixadores na Brazil Conference at Harvard & MIT 2019, evento realizado em abril, nos Estados Unidos. A governadora e chanceler da UERN, Fátima Bezerra, o reitor Pedro Fernandes e os deputados estaduais Isolda Dantas e Allyson Bezerra estão entre os palestrantes convidados. O evento contará com participação de especialistas que discutirão sobre políticas públicas, democracia, igualdade e justiça.

O Governo do Estado estuda medidas para incentivar o consumo de Gás Natural Veicular – GNV e a secretaria de Estado da Tributação está avaliando a viabilidade jurídica e econômica para reduzir o preço do metro cúbico de GNV fornecido pela Companhia Potiguar de Gás – Potigás. Já a secretaria de Estado da Tributação também estima a possibilidade de redução tarifa do Imposto sobre propriedade de veículos automotores – IPVA.

A Potigás se prepara para realizar novos contratos para compra de GNV às distribuidoras. Hoje o contrato da Potigás é com a Petrobras e tem vigência até o mês de dezembro próximo. Nesta segunda-feira (20), a governadora Fátima Bezerra se reuniu com representantes de várias entidades do setor de transporte de passageiros – Cooperativa dos Taxistas de Natal, Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Sindicato dos Taxistas de São Gonçalo do Amarante, do Sindicato dos Postos de Combustíveis do RN, do movimento GNV Preço Justo e da Associação dos Motoristas de transporte de passageiros por aplicativos.

Finalizadas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os estudantes que não obtiveram isenção têm até a próxima quinta-feira (23) para pagar a taxa de inscrição. O valor é de R$ 85 e pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo tem participação garantida. As inscrições pra o Enem foram encerradas na última sexta-feira (17) com 6.384.957 de inscritos. O total de participantes confirmados será divulgado no dia 28 deste mês. As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.

21
maio

@@@ O dia de Hoje na História … @@@

Postado às 6:45 Hs

21 de maio:

Dia da Cachaça.

Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural(UNESCO)

Dia dos Bens Aventurados(Padre Adílio e Manuel Gonzales)

Dia da Língua Nacional

Nesta data em:

1894 – O anarquista francês Émile Henry é guilhotinado.

1904 – É fundada a Fédération Internationale de Football Association, em Paris.

2006 – Os montenegrinos aprovam com 55% dos resultados um referendo que propõe a independência da República do Montenegro em relação à Sérvia.

Nasceram neste dia…

1844 – Henri Rousseau, pintor francês (m. 1910).

1921 – Andrei Sakharov, físico e ativista soviético (m. 1989).

1974 – Maria Fernanda Cândido, na imagem, atriz brasileira.

Morreram neste dia…

987 – Luís V da França, (n. 967).

1542 – Hernando de Soto, explorador espanhol.

1935 – Jane Addams, ativista norte-americana (n. 1860).

2013 -Ruy Mesquita, jornalista brasileiro, diretor do jornal O Estado de S. Paulo (n. 1925).

2013 – Trevor Bolder, músico e produtor inglês (n. 1950).

2016 — Nick Menza, baterista alemão (Megadeth) (n. 1964).

 

Sempre se lembre que a pele se enruga o cabelo se torna branco, os dias se transformam em anos, mas o importante não muda.

Seu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida,
Atrás de cada engano, há outro desafio…

Enquanto estiveres vivo, sinta-se vivo se fizestes algo diferente, volte a fazê-lo.
Não vivas de fotos amareladas,
Segue em frente ainda que todos esperem que desistas,
Não deixes que se oxide o ferro que existe em ti,
Faz que, em vez de pena, tenham respeito por ti.

Quando, devido à idade, não possas correr, ande depressa,
Quando não possas andar depressa, caminha,
Quando não possas caminhar, usa a bengala….
Mas não pares nunca!!!

20
maio

São João 2019 de Campina Grande…

Postado às 22:25 Hs

O palco principal do Maior São João do Mundo, localizado na arena de shows do Parque do Povo, este ano vai homenagear o centenário do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro. Antes de anunciar a grade de programação da festa nesta sexta, em solenidade no Teatro da Facisa, o poeta Isaias Jackson, de Alagoa Grande, no Agreste, apresentou músicas do homenageado da festa em 2019. Além disso, o lançamento da programação contou com o espetáculo “Sequência Nordestina”, do grupo Acauã da Serra. Programação do São João 2019 de Campina Grande. Dia 7 de junho, sexta-feira (abertura): Ivete Sangalo, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda, Biliu de Campina, Grupo Folclórico; Dia 8 de junho, sábado: Flávio José, Calcinha Preta, Avine Vinny, Grupo Folclórico; Dia 9 de junho, domingo: Solange Almeida, Walkyria Santos, Geraldinho Lins, Raniery Gomes, Grupo Folclórico;
20
maio

Em NATAL

Postado às 19:23 Hs

Além de Mossoró e Assu…

A Prefeitura de Natal promove São João da Capital. Atrações de peso:Xand Aviões, Zezé de Camargo e Luciano, Simone e Simaria, Gabriel Diniz e Saia Rodada estão entre as atrações já confirmadas para o São João de Natal promovido pela gestão do prefeito Álvaro Dias.

Álvaro está fazendo o que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves nunca fez. Apostando todas as fichas nas festas populares como Natal, Ano Novo, Carnaval, Beco da Lama e agora brevemente o São João da Capital.

Eita 2020 é logo ali…

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) assinou nesta sexta-feira (17) Protocolo de Intenções para a criação do Parque Tecnológico de Mossoró com a Prefeitura Municipal de Mossoró e as Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas presentes no município: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), além do Sebrae, através da FIERN, e o Senac, através da Fecomercio.

A iniciativa partiu do chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da UERN, professor Frank Felisardo, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto. Segundo o professor Frank Felisardo, o objetivo é fomentar a economia e o desenvolvimento do pensamento inovador, através da criação de empresas; o fomento à pesquisa focada na resolução de problemas locais com ideias inovadoras; o compartilhamento de tecnologias; a oferta de cursos de programas de capacitação voltadas à inovação e empreendedorismo.

“O Parque congrega forças das instituições de ensino, do Sistema S através do Senac e Sebrae, do poder público e da sociedade em geral, com foco na geração de um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Hoje estamos dando mais um passo e vamos precisar muito do apoio das entidades aqui presentes para o próximo passo, que é a instalação do Parque Tecnológico”, afirmou o professor Frank Felisardo.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância do Parque para o desenvolvimento da cidade. Ela parabenizou o empenho do professor e do secretário para a criação do Parque e defendeu a união de todas as entidades para o desenvolvimento da cidade. “Estamos juntando as nossas universidades e outras instituições para que possamos formar nesta parceria um projeto robusto para algo que hoje é fundamental, que é a tecnologia e inovação. Sem isso não avançaremos”.

O reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância das parcerias entre as instituições públicas e da participação da iniciativa privada para a realização de grandes projetos, como o que está acontecendo com o Parque Tecnológico. Segundo ele, é preciso investir em pesquisas e projetos voltados para a realidade local. “Mossoró sempre foi muito privilegiada por suas condições naturais e por suas riquezas. Somos a capital nacional do semiárido e precisamos mostrar que temos como desenvolver estudos, tecnologia, capacitar mão de obra nesta área e valorizar os produtos da nossa região”.

Pedro Fernandes também destacou a importância de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo. “Mossoró é hoje um polo universitário. Devemos buscar que esses jovens vejam outras possibilidades, além de emprego e concurso público, como o empreendedorismo e a inovação”.

Fonte: Assessoria

20
maio

Em Pau dos Ferros

Postado às 16:01 Hs

Um dos maiores eventos do Rio Grande do Norte, a Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), foi lançada oficialmente na noite deste sábado, 11 de maio, em evento realizado na praça de eventos Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros/RN.

A vigésima terceira edição da Finecap marcará os 163 anos de Emancipação Política do município e tem programação musical nos dias 05, 06 e 07 de setembro.  O evento contará ainda com a feira de negócios e atrações culturais paralelas.

Quinta-feira (05/09) – Aline & Dayvid, Gabriel Diniz e Marília Mendonça.
Sexta-feira (06/07) – Felipe Grillo, Circuito Musical e Dilsinho. 
 Sábado (07/07) – Brenda Cibelly, Henry Freitas e Márcia Felipe.
Fonte: Clistenes Carlos
20
maio

Bolsonaro fará visita ao Nordeste

Postado às 15:59 Hs

O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer uma ofensiva em território quase todo comandado por governadores da oposição. Na semana seguinte aos maiores protestos de rua contra seu governo, Bolsonaro fará a primeira viagem oficial ao Nordeste, para entregar casas populares e anunciar mais verbas para obras de infraestrutura. É nessa região que o presidente registra as piores avaliações – para 40% dos nordestinos, o governo é ruim ou péssimo, conforme o Ibope. O roteiro tomará toda a sexta-feira. Em Petrolina (PE), Bolsonaro vai entregar um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida. Em Recife (PE), deverá anunciar um acréscimo de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, a ser usado em obras de infraestrutura. Ao todo, o fundo passará a ter R$ 25,8 bilhões em 2019.
20
maio

Acontece

Postado às 15:13 Hs

Mistura de temperos e ritmos farão parte da Feijoada Solidária, promovida pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), neste domingo, 26, no Requinte Buffet. A programação contará com animação da banda Forró dos 3 e da cantora Dayanne Nunes, além da participação de Renata Falcão. Os artistas locais aceitaram o convite para se apresentarem voluntariamente. As senhas para o evento estão à venda, ao valor de R$ 20,00 na Unidade Adulto da Associação e no Espaço Solidário, loja cedida pelo Partage Shopping à instituição.
maio 22
quarta-feira
02 30
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
19 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5780969 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram