O trabalho de pavimentação asfáltica terá continuidade em 2010. No ano passado a Prefeitura de Mossoró investiu R$ 10 milhões em recuperação da malha viária – capeamento, recuperação, recapeamento e tapa-buraco. A secretária municipal do Desenvolvimento Territorial e Ambiental, Kátia Pinto, comenta que em 2009 as chuvas foram intensas e danificaram o pavimento da cidade e que a prefeita Fafá Rosado determinou que fosse investido maciçamente na recuperação dos danos. “Dos recursos, o que falta é a liberação de verbas do Ministério das Cidades para os serviços em algumas ruas previstas na licitação que está em validade. Estamos aguardando o recebimento da verba, por parte da Caixa Econômica, para que a gente possa concluir a concorrência pública”, diz.
Segundo a secretária, além do capeamento, recapeamento e restauração, a prefeita Fafá Rosado também determinou o calçamento de ruas de bairros. “São ruas que precisam de um revestimento que melhorarão o acesso das famílias e estamos concluindo o levantamento para apresentar à prefeita Fafá Rosado”, comenta.
Sobre as críticas lançadas no ano passado, acerca dos problemas constatados durante o período invernoso, a prefeita Fafá Rosado disse que gravou reportagem feita em São Paulo, que passa por chuvas intensas. “A malha viária tem sido danificada e o pessoal de lá não consegue tapar porque está chovendo. A gente verifica que o revestimento asfáltico, em qualquer cidade, precisa de manutenção e a nossa malha viária precisava e foi feito no ano passado. A gente percebeu que precisava de uma intervenção do município e conseguimos realizar um grande feito. Claro que outras ruas e avenidas ainda precisam, mas tem que se ter o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado”, diz.
Para os serviços de recuperação e capeamento de ruas e avenidas, a Sedetema fez uma parceria com a Gerência Executiva do Trânsito (Getran). A secretária explica que, quando se inicia um serviço, a informação é passada com antecedência para a Getran, com a programação de intervenção. “O pessoal nos dá o apoio, o suporte para que possamos causar o menos transtorno aos usuários”, comentou a prefeita.
A secretária Kátia Pinto frisa que a sinalização de ruas e avenidas é fruto de projeto criado pela Sedetema antes da criação da Gerência do Trânsito. “Apresentamos à Gerência para fazer as alterações que achariam necessárias. Destacamos que a Getran está sendo um grande parceiro nas intervenções viárias. O importante é que possamos adequar a sinalização às necessidades da população”, comenta, informando que tudo o que é feito tem sido acompanhado pela Sedetema e pela Getran.
Ações – Para este ano, a secretária Kátia Pinto informa que as ações serão variadas e que a prefeita Fafá Rosado determinou, por uma questão de necessidade, de fazer revitalização nos espaços públicos. “A gente pode citar nossas áreas de lazer, nossas praças e largos que precisam de melhorias”.
Segundo ela, já foram catalogadas mais de 20 praças que serão beneficiadas e que a Sedetema está fazendo o levantamento orçamentário e iniciando o projeto para que se possa realizar a restauração. A secretária acrescenta que a prefeita Fafá Rosado também sinalizou para a construção de novas praças, entre elas a Antônio Bento (Praça do Codó), Dom Costa (praça da Ciência), Parque das Oiticicas, praça do Ulrick Graff (que tem emenda do deputado federal Felipe Maia) e  praça do Conjunto José Agripino. “Nosso objetivo também é restaurar todos os canteiros, principalmente das grandes avenidas da cidade”, disse a prefeita.

Ruas e Avenidas que serão atendidas em 2010

Avenida Antônio Bento (Dom Jaime Câmara)
Ruas Pedro Ciarlini/Filgueira Filho (Alto de São Manoel)
 Rua Pedro Alves de Cabral (Aeroporto)
Rua Camilo de Paula (Nova Betânia)
Ruas Francisco Romualdo com a Nísia Floresta (Doze anos, Boa Vista e Aeroporto)
Avenida da Integração (Redenção, Integração e Santa Delmira)
Rua Rui Carneiro (Redenção)

Projetos definidos para 2010

Duplicação, iluminação e capeamento da rua Professor Antônio Campos (que dá cesso à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Recapeameto de avenidas a definir, entre elas a Alberto Maranhão
Construção de praças, Parque das Oiticicas, Praça da Ciência e restauração de mais de 20 logradouros.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *