O farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras nos arredores da então Sebastionópolis deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Dix-Neuf Rosado Maia. Em 1950, Jerônimo Dix-sept Rosado foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.
Após a sua morte, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste. Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
No domingo, 4, dia em que Governador Dix-sept Rosado completa 47 anos de Emancipação Política, a festa começa às 6 horas da manhã, com a realização da Alvorada Festiva, com a Fanfarra Municipal da cidade de Campo Grande, seguida do hasteamento das bandeiras e a realização da Corrida Rústica.
Às 10 horas, acontece a Missa de Ação de Graças na Igreja matriz São Sebastião. Em seguida ao meio-dia, no Palácio Dix-sept Rosado (sede do Poder Executivo) será transmitido pela Rádio Tapuyo de Mossoró e emissoras da Rede Potiguar de Comunicação (RPC), um programa de rádio com a duração de 1h, onde a prefeita e os secretários prestarão contas das atividades realizadas pela administração municipal.
A programação festiva continua, às três horas da tarde, com a tradicional cavalgada pelas principais ruas da cidade, e a participação do poeta, cantor e compositor Lalauzinho de Lalau, encerrando o percurso na Mega Casa Show com a Banda Embalo do Forró.
Às 7 horas, acontece o culto de gratidão na Assembléia de Deus. Às 10 horas da noite, no Largo da Estação, a prefeitura fará a entrega da premiação das competições esportivas e iniciará o I Encontro das Mais Belas Vozes Dix-septiense, com a participação da Banda Geração 4. Depois, haverá apresentação da Banda Ferro na Boneca.
Fonte: Paulo Martins
Poste seu comentário