A prefeita Fafá Rosado inaugura, nesta sexta-feira, 16/4, a Unidade Básica de Saúde Lucas Benjamin, localizada no conjunto habitacional Abolição III. A obra integra o projeto de reordenação do setor da saúde pública municipal, anunciada pela prefeita no ano passado diante dos efeitos da crise financeira internacional. A UBS atenderá 1.225 famílias, totalizando 4.900 pessoas.
Segundo a gerente executiva da Saúde, Jaqueline Amaral, a Unidade Básica de Saúde Lucas Benjamim contará com uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) – um total de 11 – que ficará responsável pela execução de todos os programas da rede de atenção básica de saúde de Mossoró.
“Os agentes vão marcar consultas especializadas e fazer visitas nas casas”, afirma a gerente executiva de saúde, acrescentando que esse trabalho é parecido com o Programa Saúde da Família (PSF), mas tem a particularidade de ser desenvolvido exclusivamente por agentes de saúde.
“Temos 61 equipes do PSF e quatro do PACS”, informa Jaqueline Amaral, acrescentando que a meta da prefeita Fafá Rosado é aumentar o número de equipes do Programa Saúde da Família em todo o município.
A população residente no conjunto habitacional Abolição III poderá contar com os serviços de pediatria, ginecologia, clínica-geral e odontologia.
Benefício – A obra reafirma o compromisso da prefeita Fafá Rosado na área da saúde, que tem recebido investimentos consideráveis nos últimos anos. Por lei, a Prefeitura de Mossoró é obrigada a investir 15% do orçamento no setor.
A prefeita Fafá Rosado disse que, por ser uma área de grande importância, a saúde de Mossoró recebe mais recursos do que determina a lei. Segundo ela, a Prefeitura de Mossoró destina 26% do orçamento ao setor, correspondendo a R$ 75 milhões/ano.
Fonte: Prefeitura de Mossoró
Poste seu comentário