Uma nuvem de cinzas vulcânicas, causada pela erupção de um vulcão na Islândia, provocou o fechamento do espaço aéreo e o cancelamento da maioria dos voos nesta quinta-feira na Grã-Bretanha e em vários aeroportos europeus.
Os problemas causados pelas partículas do vulcão afetaram os espaços aéreos de Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca. A nuvem de cinzas também provocou cancelamentos e atrasos em voos nos aeroportos de França, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Irlanda e Holanda.
O governo britânico determinou o fechamento de seu espaço aéreo até 7h de sexta-feira (3h em Brasília), e outros países estudo adotar medida semelhante.
As restrições foram impostas devido a temores de que as cinzas possam entupir turbinas de aviões em pleno voo, causando acidentes.
Segundo especialistas, as cinzas contêm pequenas partículas de rochas, vidro e areia suficientes para afetar as turbinas. Elas podem diminuir a visibilidade e danificar os controles de voo.
Houve casos no passado de partículas de nuvens como essa que pararam todas as turbinas de um mesmo avião. Em todos os casos, os pilotos conseguiram ligar o motor novamente depois de sair da nuvem.
Fonte : BBC Brasil
Poste seu comentário