A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou ontem o requerimento feito pelo deputado Federal Betinho Rosado (DEM) onde convoca o diretor-presidente da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), José Roberto Bezerra de Medeiros, para participar de audiência pública para discutir o Reajuste Tarifário Anual de 2010.
A reunião foi marcada para o dia 26 deste mês.
A justificativa apresentada por Betinho Rosado, que foi subscrito pelo deputado Federal Chico Lopes (PCdoB/CE) por este ser membro da Comissão, diz que, em abril passado, durante reunião pública, a Diretoria Colegiada da Aneel aprovou os índices do reajuste tarifário anual da Cosern, que passaram a vigorar a partir de 22 de abril.
Os índices aplicados às contas de energia foram de 8,33% para a baixa tensão e de 7,18% (em média) para a alta tensão.
Os novos valores atingem todas as cidades do Rio Grande do Norte, com cerca de 1,08 milhão de unidades consumidoras de baixa tensão e mais de 2 mil empresas e grandes consumidores da faixa de alta tensão.
O reajuste fica bem acima da inflação acumulada no último ano.
A inflação do período, aferida pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 4,3%.
Já o IGP-M, índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas, constatou um decréscimo de 1,7% na inflação.
Na classificação das concessionárias, publicada no site da Aneel, com as tarifas atuais, a Cosern ocupa o 13º lugar entre as menores tarifas residenciais.
Porém, levando em consideração o novo reajuste e nenhuma alteração nos valores das demais empresas, a concessionária potiguar cairia para o 27º lugar.
Fonte: Assessoria de imprensa do deputado
Poste seu comentário