Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta empate técnico entre os candidatos a Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). De acordo com o levantamento, tucano aparece com 39%, contra 38% da candidata do PT. A pesquisa foi realizada nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (1º).
Ainda segundo o Datafolha, Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Outros 5% dos entrevistados declararam que pretendem votar branco ou nulo e 9% disseram ainda não saber em quem votar. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No total, o instituto ouviu 2.658 entrevistados. O quadro mostra pouca variação em relação a 20 e 21 de maio, quando Serra e Dilma tinham 37% e Marina, 12%.
Em junho, Serra concentrou aparições em programas de TV de 10 minutos do PSDB, do PTB e do PPS, partidos que o apoiam. Também teve alta exposição em propagandas curtas de rádio e TV dessas legendas. Em maio, o levantamento foi produzido após Dilma Rousseff também estrelar propagandas do PT.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, José Serra tinha 14% há um mês. Agora, ele subiu para 19%. Já Dilma Rousseff estava com 19% e foi a 22%. Marina manteve 3%. Nesse quesito, Dilma tem ainda potencialmente a seu favor os 5% que não sabem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se reeleger e declaram voto nele.
Há também 4% inclinados a votar em quem Lula indicar e 1% no “candidato do PT”. Serra manteve a maior rejeição, com 24% dizendo que não votariam nele de jeito nenhum, mas a taxa teve leve queda: era de 27% em maio. Dilma se manteve com 20% de rejeição. Marina tem 14%, mesmo índice anterior.
Poste seu comentário