Enquanto o Datafolha aponta empate entre Dilma Rousseff e José Serra, pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e encomendada pela TV Band mostra a candidata do PT à sucessão presidencial oito pontos porcentuais à frente do candidato do PSDB.
Na primeira pesquisa de intenções de voto realizada após o início oficial da campanha eleitoral (6 de julho), Dilma aparece com 41% e Serra, com 33%.
A candidata Marina Silva, do PV, tem 8%, e os demais candidatos somaram 1%. O total de votos brancos e nulos é de 4% e 13% não sabem ou não responderam em quem vão votar.
No cenário para segundo turno, Dilma aparece com 46% e Serra, com 38%.
ESPONTÂNEA E REJEIÇÃO
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não foram apresentados aos eleitores, Dilma teve 28%, Serra, 21% e Marina, 5%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não concorre às eleições, foi citado por 4% dos entrevistados.
O instituto também mediu os índices de rejeição dos candidatos.
Na pesquisa, 24% dos entrevistados responderam que não votariam em Serra de forma alguma. Marina tem 20% de rejeição e Dilma, 17%.
Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 29 de junho, Dilma tinha cinco pontos porcentuais a mais que Serra e liderava a disputa eleitoral com 40%, seguida pelo tucano, com 35%, e Marina, com 8% das intenções de voto.
O total de votos brancos e nulos era de 5% e 11 % não quiseram ou não souberam responder em que irão votar.
A pesquisa foi realizada com 3 mil eleitores, entre os dias 17 e 20 de julho.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº 19.920/2010.
Poste seu comentário