A Prefeitura reformula a Festa da Liberdade com os “pés no chão”. “Não fizemos nada por acaso, é tudo planejado com responsabilidade, de acordo com as finanças do Município. Vamos renovar a Festa da Liberdade, amparado por parecer favorável da nossa equipe econômica”, afirmou Fafá Rosado.

O espetáculo da Liberdade, realizado anualmente pela Prefeitura de Mossoró e encenado por artistas locais – exceto no ano passado em virtude dos efeitos da crise financeira -, será apresentado este ano no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Até o ano de 2008 a peça ocorria ao ar livre em área da Estação das Artes Elizeu Ventania. A gerente executiva da Cultura, Clézia Barreto, informou que a medida é para projetar o caráter educacional do espetáculo e, com isso, direcionar a formação de platéia com a participação de crianças de escolas de bairros diversos da cidade e da zona rural. Ela acredita que a medida fará com que mais de 10 mil pessoas assistam ao Auto da Liberdade, que este ano terá uma temporada de 13 dias, diferente de anos anteriores, quando a peça era apresentada em apenas dois dias.

Segundo a gerente da Cultura, o espetáculo terá produção específica que trabalhará no sentido de levar crianças das escolas e dos bairros ao teatro. Como o espetáculo será apresentado em setembro, à equipe da Gerência da Cultura irá definir critérios relacionados à distribuição dos ingressos. “O Auto da Liberdade é um objetivo educativo. Essa história vem sendo contada ao longo dos anos e traz um ganho expressivo nesse sentido. Por isso que estamos fazendo essa mudança, de que o Auto deixe de ser apresentado ao ar livre para ser levado ao palco do teatro”, disse.

A mudança não será apenas no espetáculo. A prefeita Fafá Rosado afirmou que toda a programação relacionada á festa da Liberdade, comemorada em 30 de setembro, será comemorada em sua plenitude. “Este ano iremos realizar o Auto da Liberdade em sua plenitude, com o espetáculo, cortejo, shows e o seminário Novas Liberdades”, disse. Para a programação, a Prefeitura de Mossoró poderá investir até R$ 1,2 milhão, segundo informações do secretário municipal da Cidadania, Francisco Carlos.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *