Os brasileiros ligam menos suas televisões; é o que diz a pesquisa do Ibope levando em conta todo o território nacional. Em julho de 2009, a média de aparelhos ligados entre sete da manhã e meia noite era de 45%. Agora, caiu para 43%. As informações de Lauro Jardim, da revista Veja.
O estudo aponta ainda que a audiência da Globo caiu em julho no Brasil. Entre as sete da manhã e meia noite, a emissora registrou 18,6 pontos contra 21,3 no ano passado. Mesmo assim, tem mais telespectadores do que a soma das audiências da Record (7,5 pontos), SBT (5,9 pontos), Band (2,6 pontos) e RedeTV! (1,2 ponto).
O Adnews tentou entrar em contato com o Ibope, mas não obteve resposta sobre mais detalhes da pesquisa. Em dezembro de 2009, pesquisa semelhante apontava que a queda não é apenas para o botão de “off” dos aparelhos, já que o Instituto atribui a perda de audiência aos chamados outros canais, nos quais se incluem DVDs, videocassete, videogame e PC. O DVD é uma das mídias que mais rouba telespectadores da TV.
Na análise de um período mais espaçado, o número de TVs ligadas caiu de 66% na média anual em 2000, no horário nobre, para 59% em 2009. Em 2001, o total de televisores sintonizados em “outros aparelhos” no horário nobre era de 0,6%. No final de 2009, já chegava a 3,8%.
 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *