Começa amanhã em todo o país a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A lei que estabelece as regras eleitorais determina que as emissoras de rádio e TV reservem uma hora e quarenta minutos por dia para as propagandas, que serão exibidas pelos partidos e pelas coligações até 30 de setembro. Diariamente, as rádios e TVs também terão de ceder 30 minutos para as inserções distribuídas ao longo da programação. Os critérios do tempo de TV são definidos com base no número de cadeiras que cada partido integrante das coligações tem na Câmara dos Deputados. O tempo de TV é determinante para a formação das alianças de campanha, consideradas fundamentais pelos partidos que encabeçam a disputa para a Presidência da República e para os governos dos estados. Nas eleições para o Senado e no pleito proporcional, as coligações também são decisivas para aumentar o tempo de propaganda das candidaturas. Ao longo das últimas eleições, o horário eleitoral gratuito tem se mostrado decisivo nas disputas. Muitos partidos injetam investimentos milionários na contratação de marqueteiros especializados na produção de propagandas eleitorais. É por meio do espaço no rádio e na TV que o eleitorado tem acesso às campanhas dos presidenciáveis e dos candidatos aos governos.
 

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