O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve lançar nos próximos dias novo concurso público para selecionar 2 mil recenseadores. De acordo com informações do órgão, as contratações devem complementar aquelas feitas pelo concurso que ofereceu 191.972 vagas, lançado em fevereiro deste ano.
O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, alegou que os novos funcionários devem atuar principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina – localidades onde o número de inscrições na última seleção foi baixo ou onde houve grande número de desistências e reprovações no curso de formação.
“Enquanto a média brasileira de candidatos chegou a quase sete por vaga, em São Paulo, Santa Catarina e Paraná ficou em torno de quatro”, afirmou Nunes.
Até agora…
Segundo informações do IBGE, 16,5% dos 58 milhões de residenciais brasileiras já foram visitadas por recenseadores – um total de 9,6 milhões. A coleta de dados dos mais de cinco mil municípios do país está prevista para ter fim em outubro. A maior parte dos novos aprovados no novo concurso deve ser lotado no interior de São Paulo. Com o periodo eleitoral a uma certa confusão das pessoas pelo porta a porta dos cabos eleitorais paralelo ao Censo 2010.
Poste seu comentário