A cidade do Sol não terá um feriadão de praias limpas no litoral. O primeiro relatório de Setembro, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo programa Água Azul, mostra que o Rio Grande do Norte tem 100% das praias próprias para banho. O estudo é uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O resultado é divulgado semanalmente.
Para que um local possa ser considerado próprio para banho, 80% das amostras de coleta nas praias deve ter menos do que 800 bactérias termotolerantes (coliformes fecais) a cada 100 mililitros de água. O órgão que coordena os porcentuais é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da Resolução 274, de 2000. O resultado pode ser considerado válido até a próxima sexta-feira, dia 10.
Mais sobre o programa
Água Azul é um programa do IFRN e Idema, feito em parceria com Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Entre março e novembro, são recolhidas amostras de 30 praias. Nos meses considerados de alta estação, de dezembro a fevereiro, a análise é estendida a 48 praias.Isso mostra o pouco ou quase nenhum investimento em saneamento feito ao longo dos anos pela CAERN é uma lástima.
A Orla de Natal e Grande Natal precisa com urgência de projetos de preservação que tenha como meta o saneamento básico. Isso é fato .
Poste seu comentário