Em estado de Alerta Geral ,o Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 14 estados mais o Distrito Federal (DF) devido ao grande número de focos de incêndio. São eles: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. A lista foi publicada nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União.
Com o decreto os estados ficam habilitados a contratar brigadistas para combater o fogo sem necessidade de licitação, segundo informações da Agencia Brasil.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a temporada de queimadas no país, que começou em junho, deve seguir até novembro. O Pará é um dos estados mais atingidos.
O sudeste do estado é a região mais afetada pelas queimadas no Pará, que destroem rebanhos e lavouras, além de regiões de serra e áreas de preservação. Em São Félix do Xingu, uma das cidades em que a situação é mais crítica, dezenas de focos de incêndio formam uma cortina de fumaça sobre a floresta.
Desde julho, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 79 fazendeiros foram multados por queimadas irregulares.
Segundo o Ibama, além do Pará, os estados em que a situação é mais grave, atualmente, são Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.
Poste seu comentário