Jogar games de ação tornam os usuários mais rápidos para tomarem decisões corretas. A conclusão é de um estudo realizado por cientistas da Universidade Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Current Biology.
A pesquisa, que pretende provar que jogos de vídeo game podem ser usados como treinamento para aumentar o tempo de reação em diversas situações da vida real, dividiu dezenas de jovens entre 18 e 25 anos em dois grupos. O primeiro passou 50 horas jogando games de ação como “Call of Duty” e “Unreal Tournament”. Já o outro ficou o mesmo tempo se divertindo com games de simulação, como “The Sims 2″.
Após esse período, os voluntários foram submetidos a diversos testes que exigiam respostas rápidas e envolviam os sentidos auditivos e visuais. Os jovens que ficaram jogando os games de ação responderam às questões 25% mais rápido e com o mesmo nível de precisão que os outros.
De acordo com os pesquisadores, isso acontece por que o cérebro humano está sempre processando probabilidades. Enquanto uma pessoa dirige, por exemplo, ela está vendo um movimento à sua direita, calculando se está numa rota de colisão e com isso tomando a decisão de frear ou não. Já o cérebro de um jogador está sempre colecionando informações visuais e auditivas e treinando com maior frequência a habilidade de tomar decisões.
Poste seu comentário