A propaganda eleitoral gratuita do segundo turno ainda não tem data definida para ser iniciada. O calendário eleitoral estabelece que o horário destinado aos candidatos comece a partir de 48 horas depois da proclamação do resultado da etapa inicial. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou ontem, em entrevista coletiva, que o resultado deverá ser proclamado na sessão plenária de hoje à noite ou, na pior das hipóteses, na quinta-feira.

O advogado Márcio Silva, que representa a campanha da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, acredita que o programa deverá ir ao ar somente na segunda-feira. Segundo ele, não basta que o TSE proclame o resultado final das eleições, mas é preciso, segundo o advogado, que os partidos aprovem um plano de mídia junto às emissoras.

“Se amanhã (hoje) for proclamado o resultado, em tese, na sexta-feira poderíamos começar, mas o plano de mídia dificilmente estará pronto. Provavelmente, vamos acertar entre os partidos para o fim de semana ou para segunda-feira. Acho muito difícil que comece na sexta”, avaliou.

Neste segundo turno, o horário eleitoral será dividido em dois blocos de 20 minutos diários para a propaganda dos presidenciáveis. Nos estados onde haverá segundo turno para o cargo de governador, será reservado igual período para os candidatos. É o caso do Distrito Federal, onde a propaganda será veiculada das 7h às 7h40 e das 12h às 12h40, no rádio, e das 13h às 13h40 e das 20h30 às 21h30, na TV.

Os 20 primeiros minutos serão dos presidenciáveis, divididos em 10 minutos para cada. Nos estados onde a eleição foi definida em primeiro turno, a segunda metade do horário eleitoral ficará livre para a programação local das emissoras.

A novidade é que haverá propaganda todos os dias, inclusive aos domingos. Além dos 20 minutos diários de cada candidato, cada um terá direito a sete minutos e 30 segundos para inserções de 15 a 60 segundos. Ao todo, serão 110 minutos diários onde houver segundo turno na disputa pelo governo local.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *