Quando começou a propaganda política na TV, no primeiro turno, o marketeiro de Dilma, João Santana, deu um banho em Luiz Gonzalez, responsável pelo programa de José Serra. Do meio para o fim, o espanhol se acertou e o comunicador petista se acomodou. Fez “programas mornos” na reta final, para usar aqui uma expressão do jornalista Ricardo Kotscho, que podem ter contribuído, junto com outros fatores, para que a eleição fosse a segundo turno. Nesta sexta começaram os chamados Guias Eleitorais da segunda etapa da eleição. Vendo os dois com olhos críticos, sem paixão, achei que o horário de José Serra foi melhor aproveitado. Dilma apareceu com aparência cansada, roupa mal escolhida e repetiram algumas coisas do 1º turno que não causam mais impacto. O ex-governador de São Paulo estava vibrante, renovado, com um discurso mais incisivo. O programa do PSDB foi muito mais pra cima. Posso estar engando, mas se continuar nessa pisada o tucano vai aparecer na frente nas pesquisas logo logo. Ou reveem isso, ou consultam Duda Mendonça e outras cabeças ou a vitória pode ir para o beleléu. Até o Lula está sendo mal aproveitado nas falas e também aparecendo na TV com jeito descuidado e sem pique. Cadê aquelas falas emotivas do líder do PT? Aqueles discursos em que a gente se descobre nele, vê no presidente uma pessoa do povo e se deixa envolver pelo seu proselitismo? Deus queira que eu esteja errado. De todo jeito, os marketeiros vão fazer pesquisa qualitativa, as pesquisas vão sair e ainda temos mais de 20 dias pela frente. Mas era muito melhor começar do jeito certo.

 

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