A mulher do dissidente chinês Liu Xiaobo visitou seu marido ontem, certamente para anunciar que ele havia sido o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2010, informou uma organização de defesa dos direitos humanos.

Citando a sogra de Xiaobo, o Centro de Informação dos Direitos Humanos e a Democracia, organização com sede em Hong Kong, afirmou em um comunicado que o casal encontrou-se na tarde deste domingo (horário local). Liu Xia estava incomunicável desde a noite de sexta-feira, quando disse à agência de notícias que policiais estavam em sua casa e explicaram que a levariam à província de Liaoning (nordeste), onde seu marido está preso, para que pudesse vê-lo.

O Prêmio Nobel da Paz 2010 foi atribuído na sexta-feira a Liu Xiaobo “por seus esforços continuados e não violentos em prol dos direitos humanos na China”, segundo o Comitê Nobel norueguês. Liu Xiaobo, de 54 anos, cumpre uma pena de 11 anos em regime fechado por ter sido um dos autores da Carta 08, exigindo a democratizaço da China. Ele foi condenado por “subversão do poder do Estado”.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *