Acordeonistas nacionais e internacionais prometem movimentar o II Festival Internacional da Sanfona

Vários nomes do cenário artístico nacional e internacional, ligados ao universo da sanfona já confirmaram presença para o II Festival Internacional da Sanfona que acontecerá em Juazeiro e Petrolina entre os dias 09 e 14 de novembro.

Durante os 06 dias de festival os amantes do som do fole da sanfona terão oportunidade de conferir o instrumento, considerado ícone do nordeste brasileiro, ser tocado nos mais variados estilos, do erudito ao tango.

Nos dias 10 e 11 de novembro a Concha Acústica de Petrolina será palco de concertos eruditos com grandes instrumentistas nacionais e internacionais. No dia 10, a partir das 19h, as atrações são Marcelo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba. Já no dia 11, os acordeonistas italianos Mirco Patarini e Antonio Spaccarotella e o brasileiro Bruno Moritz, que faz parte da lista dos sete melhores acordeonistas do mundo, comandarão o palco da Concha Acústica.

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro uma extensa programação de shows gratuitos movimentará a Orla Nova de Juazeiro, sempre a partir das 19h. Na sexta-feira (12) o público vai poder conferir show com Sexteto Pernambucano de Acordeon, o homenageado Dominguinhos, o gaúcho Renato Borghetti e o sanfoneiro Cezinha. No sábado (13) o show é com Targino Gondim, o acordeonista argentino Hector Del Curto, Waldonys e Cicinho de Assis.

Na noite de domingo (14) o encerramento da segunda Edição do Festival fica por conta do homenageado Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, o instrumentista americano Frank Marocco, Nando Cordel e dos forrozeiros Jó Miranda e Flávio Baião.

Palco Móvel – Paralelo a toda essa programação acontecem ainda shows em vários pontos de Juazeiro e Petrolina no Palco Móvel, um ônibus totalmente adaptado que funciona como palco para sanfoneiros da região onde chega. Na última quinta-feira (04) o bairro Areia Branca em Petrolina, mais precisamente no Bobódromo, foi contagiado pelo som dos acordes das sanfonas dos forrozeiros Targino Gondim, Flávio Baião, Manuzinho do Acordeon e Marcos Café, que atualmente toca com o também forrozeiro Adelmário Coelho. Nessa sexta-feira (05) o Palco Móvel leva o som da sanfona a Av. Flaviano Guimarães, a partir das 19h. No sábado (06) é a vez das comunidades de Itamotinga, as 19h e Maniçoba, as 21h receberem o Palco Móvel. Já no domingo, a partir das 17h, a festa é no Projeto Mandacaru. Na terça (09) o Palco Móvel estará na Orla Nova de Juazeiro e nos dias 10 e 11 em escolas da rede estadual de ensino, das 10:30 às 12h

O II Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio das Prefeituras Municipais de Juazeiro e Petrolina.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *