O piloto Barrichello foi o melhor brasileiro do sábado, em sexto, e Felipe Massa vai sair em nono lugar. Bruno Senna, da Hispania, que ironicamente rodou na saída do S do Senna, caiu para a última posição do grid. Lucas Di Grassi, da VRT, fez o 22º melhor tempo.

Para ser campeão em Interlagos com uma corrida de antecipação, Alonso precisa vencer e torcer para que Webber chegue no máximo em quinto. Se for segundo, as contas do espanhol aumentam, e ele precisa torcer contra Webber, Hamilton e Vettel. A última pole da Williams tinha sido no GP da Europa em 2005, com Nick Heidfeld, hoje na Sauber. É a primeira vez nos últimos cinco anos que a pole do GP do Brasil não fica com um piloto local. Rubinho largou na frente no ano passado, e Massa conseguiu o feito em 2006, 2007, e 2008.

A chuva não afastou do circuito os torcedores, que lotaram as arquibancadas na reta dos boxes. Na reta oposta, os fãs também marcaram presença – muita gente vestindo vermelho, apesar das polêmicas envolvendo a Ferrari na temporada. A torcida funcionou mais para Rubinho do que para Massa.

Os carros colocaram pneu slick, o que aumentava o risco de perder o controle – era preciso andar no “trilho” seco da pista. Kubica foi a primeira vítima e rodou. Webber também se atrapalhou justamente quando tinha a melhor primeira parcial. Hamilton liderava até os dois últimos minutos, foi superado por Hulkenberg, mas deu o troco poucos segundos depois.

O último minuto viu várias trocas de pole seguidas. Alonso foi pole pod três segundos, até ser batido por Hulkenberg, para a alegria geral nos boxes da Williams. Vettel e Webber chegaram em segundo e terceiro, mas Hulkenberg não queria saber de dar mole aos adversários: cravou 1m15s462 e garantiu a pole.

O alemão Adrian Sutil, da Force Índia, e o suíço Sebastien Buemi, da STR, foram punidos com a perda de cinco posições no grid, após provocarem acidentes no GP da Coreia do Sul. Segundo os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os dois foram considerados culpados pelos incidentes na corrida.

Já com as punições, veja como ficou o grid de largada para a corrida:

1. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – 1m14s470
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m15s519
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m15s637
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m15s747
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m15s989
6. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m16s203
7. Robert Kubica (POL/Renault) – 1m16s552
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m16s925
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s101
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1m17s656

Fonte: G1

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *