A presidente eleita, Dilma Rousseff, comanda hoje, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, a primeira reunião de transição de governo com a presença de seu vice, Michel Temer (PMDB-SP). Dilma acertará com os quatro coordenadores detalhes da transição e das conversas com os partidos aliados para a composição do ministério. À noite, ela vai para Seul, capital da Coreia do Sul, participar, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do G-20, que reúne as 20 maiores economias do mundo.
O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) anunciou para hoje o início do planejamento das atividades: “Vamos ver os projetos que estão em curso, os primeiros atos”, disse ele, que coordena a transição ao lado de Temer, do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e do deputado Antônio Palocci (PT-SP).
Amanhã, Dutra, escalado por Dilma para conversar com os partidos aliados, se encontrará com o PCdoB. Ele já se reuniu com o PMDB e o PSB. O PCdoB pretende reivindicar a manutenção de Orlando Silva no Ministério do Esporte e de Haroldo Lima na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Também defenderá a indicação de um de seus membros para uma das pastas ligadas a movimentos sociais.
Dutra deverá se encontrar, também esta semana, com lideranças do PDT. O partido quer manter o comando do Ministério do Trabalho, área que considera vital, e reivindicará uma outra pasta. Uma das visadas é a da Pesca.
Poste seu comentário