O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta quinta-feira (25) a queda do índice de desemprego no Brasil, para 6,1% em outubro, enquanto em alguns países desenvolvidos o desemprego está em níveis superiores a 20%. “E não me diga que isto está acontecendo porque a economia mundial não está boa e nem porque eu tive sorte”, disse o presidente, no discurso durante o 3º Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, em um hotel em Brasília. Ele lembrou que foi “esculhambado” quando disse que a crise financeira no Brasil seria uma “marolinha” e que a crise só chegou ao Brasil porque alguns setores da economia brasileira “se acovardaram e meteram o pé no breque, seguindo ordens de suas matrizes”. Lula lembrou as medidas anticíclicas que adotou e disse que, por causa disso, foi reconhecido no mundo.

Destacou também que todas as medidas que adotou foram no regime democrático, ao contrário da China, que seguiu determinação de um partido. “Aqui não tem isso e nem quero que seja isso, de o partido decidir e acabou”, afirmou. Segundo Lula, a crise não acabou ainda e a prova disso é o que está acontecendo na Espanha, em Portugal, na Irlanda e na Grécia. “Países ricos que tinham todas as soluções, quando deu dor de barriga neles não sabiam nem tomar chá de capim santo”, afirmou.

Veja números:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira (25) que a taxa de desemprego verificada em outubro é a menor desde 2002. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) mostra que o desemprego ficou em 6,1% em outubro, ante 6,2% em setembro.

O índice registrado foi o menor na série histórica, iniciada em março de 2002. Este foi o terceiro mês seguido em que o desemprego brasileiro atingiu recorde de baixa.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *