Mobilizar a sociedade para prevenir a exploração sexual infantojuvenil no setor de turismo é o objetivo da campanha Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, lançada hoje (9) no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério do Turismo e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). De acordo com a coordenadora-geral do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, Elisabeth Bahia, a campanha terá o apoio de multiplicadores que atuarão em todo o país.

“A campanha está sendo lançada simultaneamente em todas as cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014 e ainda em João Pessoa, na Paraíba. Também estamos divulgando nas mídias sociais. Só no Twitter, por exemplo, temos mais de 6 mil seguidores desde a semana passada, quando começamos a divulgar por esses meios.”

Segundo a coordenadora, os gastos totais com a campanha em todo país devem chegar a R$ 3,7 milhões. Ela destacou a importância do Disque Denúncia (Disque 100) no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Um alto número de denúncias não significa que determinado estado sofra mais com esse tipo de violência e sim que o trabalho e o número do Disque Denúncia estão sendo bem divulgados.”

O serviço recebe, por dia, cerca de 90 denúncias de todo o país referentes à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a brasiliense Ivany Maria de Jesus, campanhas como a lançada hoje ajudam a conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenção e da denúncia. Já a estudante de Goiânia Jéssica Xavier avalia que campanhas não são suficientes para erradicar a exploração no Brasil, mas são um bom começo. “Deveria haver uma maior atuação do governo, principalmente em tempos de Copa, pois receberemos muitos turistas que ainda acham que criança é produto de comércio.”

O Rio Grande do Norte também se enganjará neste luta importante para a Cidadania.

Fonte: Agência Brasil

 

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