Entre os dias 16 e 18 janeiro de 2011, os candidatos a uma vaga no ensino superior poderão se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ligada ao Ministério da Educação, a plataforma oferece vagas em universidades com base no desempenho do candidato no Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Serão oferecidas 83.125 vagas para o ano letivo de 2011, em 83 instituições públicas de educação superior. As oportunidades estão em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois Cefets (centros federais de educação tecnológica), cinco universidades estaduais e na Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas).


Em relação à edição do primeiro semestre de 2010, houve um aumento de 77% na oferta de vagas.
Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *