As vendas do comércio de rua de Mossoró registraram um crescimento de 10% a 15% em dezembro, até o Natal, aponta da Câmara de Dirigentes Lojistas Segundo o presidente da entidade, este resultado pode ser considerado como o melhor desempenho do setor em 10 anos. “O ano não acabou ainda e temos a movimentação até o dia 31, que também será grande. Mas com este resultado preliminar, já está consolidado este Natal como o melhor da década”, salientou o presidente da CDL, Sílvio Vasconcelos.
O resultado do comércio de Mossoró reflete o fenômeno nacional. De acordo como o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado ontem pela empresa, as vendas em todo o Brasil tiveram um crescimento de 15,5% na semana do Natal, em comparação com o mesmo período do ano passado, no melhor desempenho desde 2004. O resultado superou as expectativas dos varejistas, que esperavam uma elevação de 10,5%.
Nos shoppings do Estado, a Associação dos Lojistas de Shoppings (Aloshope), registra um crescimento de 8% nas vendas. “Achamos que pode chegar a 10% até o próximo sábado, pois esta semana é de muito movimento. O fluxo continua bom nos shoppings e vamos chegar a este percentual de crescimento numa performance que não atingíamos há 10 anos”, disse o presidente da Aloshope, Ricardo Galdino, comentando que o crescimento deste ano acontece depois de um aumento de 8% das vendas do ano passado em relação a 2008.
Os dirigentes de shoppings também comemoram a grande movimentação de clientes. “O fluxo de consumidores cresceu 10% em relação ao ano passado e os clientes gastaram 40% a mais. Compraram em maior quantidade, pois os equipamentos de maior valor agregado, muita gente deixa para adquirir depois das festas, quando é possível realizar a compra com mais pesquisa, aproveitando as promoções”, salientou um superintendente de Shopping . Ele conta que no dia 23, a quinta-feira da semana passada, o Mossoró West Shopping teve um movimento além do esperado.
As boas vendas de Natal vêm acompanhadas das boas perspectivas no pós-festas. Os empresários do setor estão confiantes na manutenção do poder de compra da clientela, mesmo com os arrochos previstos no crédito para o ano de 2011. “O cliente está otimista com a economia e seguro com o seu emprego. Haverá a desaquecida normal da sazonalidade, mas o comércio continuará em ascensão”, prevê Galdino.
FIADO – O crédito continua sendo a base do consumo o comércio. No centro da cidade a maior parte das operações (60%) é realizada no crediário das lojas, sendo que o restante é distribuído entre cartão (35%) e o restante à vista (5%). Nos shoppings, o perfil de consumo muda, com o cartão de crédito liderando as vendas a prazo (85% do total).
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