Lula, finalmente, caiu. Está impichado. Com os direitos políticos cassados pelos próximos quatro anos. Tudo o que disser contra o novo governo será usado contra ele. Tudo o que disser a favor do novo governo estará enfraquecendo a sua posição para uma futura volta. Se criticar, será um golpista. Se apoiar, será um oportunista.

Se ficar em cima do muro, será um covarde fugindo da herança maldita que deixou. Se aparecer demais estará querendo abafar o governo da sucessora. Se sair em defesa da presidenta estará dando a ela um atestado de fraqueza e incompetência. Se tudo der certo, porque Lula de volta? Se tudo der errado, Lula terá o ônus de ter indicado uma incompetente para o seu lugar, com o claro objetivo de voltar. A situação não é nada confortável para Lula. Recebeu um ministro? Conspirador! Ligou para a presidenta? Chantagista! Saiu por aí a contar vantagens? Está em campanha eleitoral. Declarou que pode voltar? Ditador! Fez críticas à oposição? Está depressivo, bebendo muito, com abstinência de poder.

A Oposição está com a faca e o queijo na mão. Tem quatro anos para destruir o mito. Não é muito tempo. A única vantagem é que Lula vai ajudar e vai ajudar muito. A falta de poder vai levá-lo à depressão e pode acabar em suicídio político. Basta que a Oposição ajude, sem dó nem piedade a que ele meta os pés pelas mãos. Resta saber se temos Oposição para isso ou  se Lula vai continuar contando com a benevolência covarde dos punhos de renda e das luvinhas brancas.

Fonte: Robson Pires

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *