Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o queijo é um alimento rico em nutrientes e adequado para qualquer idade, segundo o Dr. José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na infância, ele auxilia no crescimento de dentes, ossos e cartilagens. Na adolescência, contribui para o desenvolvimento do corpo. E, na vida adulta é importante, principalmente, para o combate à osteoporose.
“Além de saborosos, os queijos são altamente nutritivos. Têm elevado teor de proteínas de alto valor biológico, cálcio e são ótimas fontes de vitamina B12″, conta o médico. Ele explica que as proteínas de alto valor biológico – que são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais – possuem uma digestibilidade próxima a 95%, o que significa que são absorvidas quase completamente pelo organismo.
Em relação ao cálcio, o especialista afirma que os benefícios dos queijos na formação de ossos, cartilagens, dentes e na prevenção da osteoporose já são bem conhecidos, mas que a presença do mineral varia de acordo com o tipo de queijo e variam de acordo com as técnicas de fabricação envolvidas. “Os queijos frescos, por exemplo, apresentam teores menores de cálcio”, salienta.
Benefícios dependem dos tipos de queijos
Cada queijo tem suas próprias características. “Queijos envelhecidos, como o cheddar, por exemplo, ajudam na prevenção da cárie. Os frescos, elaborados com leite desnatado, como o de Coalho fabricado em Caicó, por exemplo, têm menos gordura e, portanto, menos calorias, e são sempre mais indicados”, cita o Dr. Lara.
Ele ainda comenta que é necessário ter algum cuidado no consumo de alguns tipos. “Todo queijo envelhecido, como cheddar, gorgonzola e camembert, possui tiramina, um aminoácido conhecido por provocar dores de cabeça, náusea e pressão alta em algumas pessoas”, explica. “Além disso, pessoas alérgicas à penicilina podem também manifestar alergia ao comer gorgonzola e outros queijos moles feitos com o mesmo fungo”, completa.
Fonte:Collecione
Poste seu comentário