O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) comprou um polêmico vídeo do artista David Wojnarowicz que havia sido retirado da National Portrait Gallery, em Washington, após protestos de grupos religiosos e parlamentares republicanos, em dezembro do ano passado. A cena controversa de “A fire in my belly”, que pode ser visto na Internet , é Jesus na cruz sendo coberto por formigas. O MoMA adquiriu a obra original, de 13 minutos, e uma versão de sete minutos, editada pelo próprio Wojnarowicz. Ambas estão sendo exibidas numa mostra do acervo de arte contemporânea do museu, até 9 de maio.

O vídeo integrava a exposição “Hide/Seek: Difference and desire in American portraiture”, uma coletiva com obras em torno de temas homossexuais, no museu de Washington, que faz parte da Instituição Smithsonian. A obra foi filmada no fim da década de 80, após a morte por Aids do companheiro de Wojnarowicz, o fotógrafo Peter Hujar – o artista morreu da mesma doença, em 1992.

A remoção da obra da exposição, uma decisão do mais alto executivo da Smithsonian, G. Wayne Clough, desencadeou uma reação do mundo da arte. Outro artista da mostra, AA Bronson, pediu que sua obra fosse retirada, em protesto contra a censura. Esta semana, seu advogado enviou uma carta para Clough e o diretor da National Portrait Gallery, Martin E. Sullivan, ameaçando entrar com uma ação legal caso o museu não cumpra o pedido.

Fonte: Jornal Extra

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *