A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quarta-feira, em seu site oficial, a relação do nove filmes que integram a lista de longas pré-indicados para a disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro.
“Lula – O filho do Brasil”, de Fábio Barreto, era o concorrente brasileiro na disputa, mas não conseguiu vaga entre os pré-indicados. O longa baseado na história do ex-presidente brasileiro disputava com outros 66 filmes.
De acordo com a eleição realizada pelo Ministério da Cultura, os favoritos dos espectadores foram Nosso lar, com 70% dos votos, seguida de Chico Xavier (12%), Os famosos e os duendes da morte (8%), O grão (2%) e Antes que o mundo acabe (2%), mas o anúncio do longa como o representante brasileiro pela vaga nesta edição do prêmio foi feita em setembro do ano passado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Na época, a comissão negou que a escolha tivesse sido política.
Em toda a história do cinema nacional, apenas quatro filmes foram indicados ao Oscar de filme estrangeiro e nenhum deles venceu. Os selecionados foram O pagador de promessas (1963), O quatrilho (1996), O que é isso, companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999).
Veja a lista dos pré-indicados:
Argélia, Hors la loi, de Rachid Bouchareb
Canadá, Incendies, de Denis Villeneuve
Dinamarca, Em um mundo melhor, de Susanne Bier
Grécia, Dogtooth, de Yorgos Lanthimos
Japão, Confessions, de Tetsuya Nakashima
México, Biutiful, de Alejandro González Iñárritu
África do Sul, Life, above all, de Oliver Schmitz
Espanha, Tambien la lluvia, de Iciar Bollain
Suécia, Simple Simon, de Andreas Ohman
Poste seu comentário