* * * Pela Constituição, nenhum estado pode eleger mais de 70 ou menos de oito deputados, independentemente do tamanho de sua população. Essa distorção constitucional acabou sendo agravada com o tempo: o cálculo do número de deputados que cabe a cada estado não é revisto desde 1993 e não inclui as migrações e nascimentos que aconteceram ao longo dos últimos dezessete anos.

No ano passado, o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ensaiou atualizar a representação, mas diante dos protestos de deputados e de cidadãos dos estados que seriam prejudicados, ele recuou e manteve a atual divisão. Com isso, a decisão foi adiada para meados de 2013, quando deverão ser definidas as regras para as eleições de 2014. Segundo cálculos preliminares a bancada potiguar na Câmara, hoje com oito cadeiras passaria para nove deputados. * * * Robson Pires

*  * * A Assembléia Legislativa realiza na próxima terça-feira(1º) duas sessões. A primeira, às 16h, será presidida pela atual presidente, Márcia Maia(PSB). Sessão será para a solenidade de posse dos deputados da 60º Legislatura.
A segunda sessão, logo depois da posse, será para a eleição dos membros da nova Mesa Diretora da AL. Também será presidida por Márcia Maia.
A primeira votação será para a Presidência da Assembléia. Mesmo havendo apenas um candidato, o deputado Ricardo Motta(PMN), haverá votação.
Em seguida, já sob a presidência de Ricardo, irá acontecer a eleição dos demais cargos da Mesa Diretora.
Com a posse e a eleição da nova Mesa Diretora, a Assembléia retoma o recesso e abre oficialmente seus trabalhos legislativos para 2010 no dia 15 de fevereiro.
Neste dia, a governadora Rosalba Ciarlini(DEM) vai comparecer à AL para fazer a leitura anual do Governo do Estado. Será a 1ª leitura anual da governadora.* *  Cardoso Silva

* * * Pela primeira vez o Senado terá na mesma legislatura pai e filho senadores representando um mesmo estado. A condição, entretanto, se manterá por apenas um dia. Em 1º de fevereiro próximo, o atual ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, deixa o cargo para poder tomar posse do mandato para o qual foi reeleito com mais de 1 milhão de votos.E no momento da posse, ele terá como companheiro de legislatura o senador mais idoso do Senado, Garibaldi Alves, 87 anos, seu pai. Na lista dos 81 novos senadores, os dois são (respectivamente) o 30º e o 31º.

Após a sessão de posse, Garibaldi Filho novamente se licencia do mandato e retorna ao Ministério da Previdência, dia 2. Em seu lugar, no Senado, será empossado o médico Paulo Davim, primeiro suplente.* *  * Wallace Maxsuell


 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *