O apagão que atingiu regiões do Nordeste na madrugada desta sexta-feira foi provocada por uma pane em uma linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga, localizada em Jatobá (sertão de Pernambuco), segundo a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Pelo menos, sete Estados foram afetados –Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba.
O presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Dilton da Conti Oliveira, admitiu que ainda não sabe o que provocou o apagão que deixou pelo menos sete estados do Nordeste sem energia elétrica, na madrugada desta sexta-feira. Segundo Oliveira, a falha provocou a queda do sistema das usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica. Ele destacou ainda que as instalações já voltaram a operar e que o abastecimento está sendo retomado de forma gradual.
A falha no fornecimento de luz deixou os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará no escuro. Em Salvador, onde acontece o Festival de Verão, o show da cantora Ivete Sangalo precisou ser atrasado em 40 minutos por causa do blecaute. O retorno da energia aconteceu às 1h35 e o espetáculo pode continuar.
De acordo com relatos, a energia começou a voltar em alguns pontos do Nordeste a partir da 00h30, mas em alguns lugares até as 3h30 problemas de falta de energia prejudicavam quem estava em capitais como Natal e João Pessoa, e em grandes cidades do interior como Feira de Santana, na Bahia, e Campina Grande, na Paraíba.
De acordo com informações da Chesf ao jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, a subestação de energia apresentou um problema em um dos componentes eletrônicos que enviou um falso comando para desligar o sistema. Com isso, seis linhas de alta tensão foram prejudicadas, já que o sistema está conectado em cadeia, e atingiu três usinas –Paulo Afonso (na BA), hidrelétrica de Itaparica (PE) e Xingó (entre AL e SE).
Em Recife (PE), boa parte da energia retornou por volta das 3h, no horário local (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.
Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do problema.
Fonte: Reuters
Poste seu comentário