O blecaute da noite de quinta-feira (3), que deixou às escuras o Nordeste até as 4h da madrugada desta sexta-feira (4), trouxe prejuízos a diversos moradores do Rio Grande do Norte. A Cosern, que é a responsável por receber as reclamações dos clientes, registrou 127 pedidos de indenização por danos a equipamentos somente hoje.

De acordo com informações da empresa, a interrupção no fornecimento de energia foi registrada às 23h29, com origem na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, da Chesf em Petrolândia (PE), conforme comunicado emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O problema atingiu 1,1 milhão de residências ou demais estabelecimentos que consomem energia em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, só sendo totalmente restabelecida às 3h55. Porém, não foram todos os consumidores que registraram prejuízos materiais. O contrato de concessão da empresa prevê que todas as reclamações dos usuários devem ser direcionadas à Cosern, mesmo que não seja a responsável pelo problema.

Além de receber as reclamações, é a empresa que deverá arcar com os prejuízos danos materiais causados aos consumidores devido à falta de energia. Por isso, funcionários da empresa vão aos locais de onde partiram as reclamações para identificar os problemas. Caso seja comprovado que o dano aos equipamentos tenham sido causados pela queda de energia, a Cosern negocia diretamente com o consumidor o ressarcimento.

Para isso, a empresa orienta as pessoas que fazem as queixas que não tirem os equipamentos do lugar onde estavam no momento do blecaute e que tenham em mãos a conta de energia, que comprova o contrato entre a empresa e o consumidor.

 

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