O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira do primeiro dia de encontros do Fórum Social Mundial, em Dacar, no Senegal. Bem-humorado, Lula disse ao presidente do país africano, Abdoulaye Wade, que a vida após deixar o Palácio do Planalto tem sido melhor do que enquanto estava lá. “A vida de ex-presidente é melhor que a vida de presidente”, afirmou após ter recebido elogios sobre sua forma física.
Recebido com honras de chefe de Estado, Lula integra a delegação brasileira que participa do evento juntamente com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e as secretárias de Direitos Humanos e Promoção da Iguldade Racial, Maria do Rosário e Luiza Helena de Bairros, ambas com status de ministra.
Em seu discurso, Gilberto Carvalho pediu desculpas aos africanos pela escravidão, repetindo uma atitude de Lula, quando presidente em 2005. “Eu venho, como já disse o presidente Lula, pedir perdão; perdão aos irmãos africanos por esse processo de escravidão. Para nosso orgulho, hoje os afrodescendentes já são maioria da nossa população”, afirmou Carvalho. O evento segue até a próxima sexta-feira.
Fonte: Portal Terra
Poste seu comentário