Neste sábado, dia 12 de fevereiro, quando a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro completa um mês, a ONG Viva Rio fará um evento em Nova Friburgo para marcar o encerramento da fase emergencial da campanha S.O.S Região Serrana, que arrecadou e enviou 750 t de donativos para as vítimas. A partir de amanhã, a Viva Rio marca o início reconstrução, a segunda etapa da campanha, com o lema “Recomeçar!”.
O objetivo desta etapa é recuperar a normalidade da vida dos moradores da região, focando na solidariedade para reconstruir o que foi perdido. O evento acontecerá na praça Emerval Barbosa Moreira, em Nova Friburgo, a partir das 12h, quando chegará um comboio de 17 veículos com donativos. Após a chegada das doações, a equipe do Viva Rio solicitará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes. Em seguida, terá início uma cerimônia ecumênica.
Será montado um painel que funcionará como um memorial da tragédia, seguindo os moldes do Mural da Dor, realizado em 2000, logo após o caso do sequestro do ônibus 174, por parentes e amigos de vítimas da violência urbana. “A ideia, neste caso, é reunir fotografias, mensagens, cartazes, cartas, recortes de jornais e todo tipo de lembranças das pessoas que vivenciaram essa tragédia. Mas também queremos que o mural tenha objetos e mensagens que marquem o momento do recomeço, da volta à vida normal e às atividades cotidianas”, disse Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio.
Com as roupas que serão enviadas a Nova Friburgo no sábado, será montado um bazar solidário na cidade. Os próprios moradores administrarão o bazar e os interessados poderão ir ao local para retirar peças de roupas e sapatos.
Fonte: Jornal do Brasil
Poste seu comentário