A Revista VEJA traz uma suposta criação de umnovo partido.
Dilma, Lula, Lula, FHC, FHC. Há vinte anos a política brasileira está polarizada entre PT e PSDB, o trabalhista manda agora e o social democrata é o principal partido da oposição, as coisas se invertiam quando FHC era presidente.
Eduardo Campos tem um projeto nacional, e por isso precisaria romper a hegemonia bipartidária, fortalecendo o seu PSB para uma disputada nacional, ou fazendo parte de uma nova sigla que pudesse receber os dissidentes de várias correntes partidárias, que se uniriam em torno de um novo projeto. O principal nome desta articulação é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Já é dado como certo a saída de Kassab do DEM, poderia ser parao PMDB, mas há obstáculos. Portanto a criação de um novo partido não traria os vícios dos atuais.
Deve nascer em Março o PDB, Partido da Democracia Brasileira, Se Eduardo vai fazer parte da ideia, ainda temos que esperar, mas o governador daqui e o prefeito de lá já andaram conversando.
Aliás, é forte também a expectativa de Kassab se filiar ao próprio PSB e disputar o mandato de governador pela legenda. Em São Paulo a hegemonia do PSDB é histórica. A ideia de Kassab é criar uma terceira via com força e possibilidade de quebrar o poderio adversário.
Para o PSB é a chance de se estabilizar como força no sul do país, pois a legenda tem conseguido crescer ao longo dos anos, e aqui no Nordeste tem sua principal fonte de votos.
E aí Kassab? PSB ou PDB?
Aliás, o PDB deve nascer na base de apoio do governo federal.
 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *