A manifestação nesta sexta-feira (25) denominada Dia da Ira, no Iraque, já provocou cinco mortos e dez feridos, em Mossul, no Norte do país. Em Hawija, outra cidade iraquiana, duas pessoas também foram mortas e 20 se feriram nas manifestações. No total, já são 11 mortos em protestos no país desde o início da onda de manifestações no Iraque há mais de uma semana.
Em Mossul, manifestantes e policiais entraram em confronto durante a concentração. No momento que os militares tentavam dispersar o grupo houve violência. Em Bagdá, capital iraquiana, e em outras cidades também houve protestos. Os manifestantes reivindicam o fim da corrupção e mais oportunidades de emprego.
Segundo relatos, as mortes foram provocadas por balas atiradas ao ar, mas que acabaram atingindo os manifestantes, que estavam concentrados na área próxima à sede do governo local de Mossul – a 350 quilômetros de Bagdá.
Na cidade de Hawija, a 60 quilômetros da capital iraquiana, pelo menos dois manifestantes também foram mortos e 20 pessoas ficaram feridas, incluindo sete policiais, em confrontos entre manifestantes e militares.
Na última quarta-feira (23), o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, fez um apelo aos iraquianos e pediu que eles não participassem da manifestação organizada por várias associações, por intermédio do Facebook, para protestar contra a incapacidade do governo. O primeiro ministro acusou os organizadores de serem apoiadores de Saddam Hussein e de “terroristas”.
Fonte: Agência Brasil
Édson
abeleza adicionei o link de seu blog... vlw Édson_http://edsonoliveira2.blogspot.com/
Édson
já adicionei o link: edsonoliveira2.blogspot.com/