Carlos Fernando, um dos maiores compositores de música pernambucana, concedeu uma entrevista à Rádio Universitária em que cobrou das rádios locais tocar frevo o ano todo. Disse ele: “Vejam bem, o carnaval do Rio de Janeiro é samba, toca. O carnaval da Bahia é axé, toca. Aqui é frevo e não toca, e quando toca, é somente durante o carnaval, assim mesmo concorrendo com as músicas de fora. E mais, as rádios que vêm de fora, que as programações são feitas lá, trazem a música deles”.
A entrevista foi baseada em um artigo com o mesmo título deste post escrito e publicado pelo jornalista do Jornal do Commercio, José Teles.
Eu vou além, e digo que o forró verdadeiro, aquele deixado pelo Rei Luiz Gonzaga, e que tem grandes representantes como Maciel Melo, Jorge de Altinho, Flávio José, Dominguinhos, Petrúcio Amorim, Zezinho de Garanhuns, Gláucio Costa e tantos outros, também não toca no rádio, hoje recheado de forrós pornográficos de bandas. E quando o frevo e o forró tocam são em programações especiais. O forró só toca no comecinho da manhã ou finalzinho da tarde, e eu acho que ele tem força, qualidade e ouvintes para tocar em qualquer horário.
Outros ritmos pernamucanos também não tocam de jeito nenhum, nem no carnaval. Ciranda, Maracatu, Caboclinho, Côco, etc.
Alguns até defendem leis que forcem um percentual de música pernambucana no rádio, não sei se deveria ser assim, esperava a conscientização dos programadores das grandes rádios, mas talvez, feito Olinda que proibiu por lei a música estrangeira em seu carnaval, Pernambuco deva agir assim como uma estretégia de garantir o respeito e a execução das músicas, resgatando um espaço perdido para mostrar sua cara.
E não importa se a rádio é comercial ou comunitária, pois as programações estão idênticas.
Fonte: Ronaldo César
mariaria eunice
o ronaldinho voltou pro flamengo
mariaria eunice
a DENGUE VOLTOL FIQUE ALERTO NAO DEIXAR GARAFA DEIS TAMPADA E VIRE ELA PARA BAIXO E ECT
mariaria eunice
OS INDIOS NOS EN SINOU TOMAR BANHOS TODOS OS DIAS POLOMENOS UMA VES POR DIAS E OS INDIOS SAO NATIVOS E NAO VEIO DA INDIAS