Tá na Folha de São Paulo:

Tucanos e socialistas não pretendem romper a parceria política informal que costuraram ao longo dos últimos anos e rendeu vitórias importantes, como nas eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte e a de Curitiba. Muito próximos, o senador Aécio Neves (MG) e o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sabem que podem estar juntos no mesmo palanque – ou até numa chapa – na campanha de 2014.

O primeiro sinal explícito da manutenção da parceria deverá ocorrer na campanha pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2012. Fruto de uma inusitada aliança que reuniu Aécio, o petista Fernando Pimentel e o PSB, o socialista Márcio Lacerda foi eleito em 2008, tendo como vice o petista Roberto Carvalho. Informalmente, Campos e Aécio já acertaram a manutenção do acordo para reeleger Lacerda. Mas o PT desembarcará da aliança, provavelmente para bancar a candidatura de Carvalho.

É emocionante encontrar um político coerente com suas idéias. Por exemplo, a deputada federal Luiza Erundina ameaça deixar o Partido Socialista Brasileiro, por motivos ideológicos, se o prefeito paulistano Gilberto Kassab lá ingressar. Claro que Erundina não mostrou o mesmo zelo quando um político no mínimo tão conservador quanto Kassab, Gabriel Chalita, entrou no PSB. Aliás, quando foi para o PSB, ela entrou no partido de Ciro Gomes, ex-líder da Arena Jovem. E aceitou bem a candidatura do presidente da maior federação empresarial do país, Paulo Skaf, ao Governo paulista – e por seu partido de esquerda, o PSB.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *