Deu na Folha de São Paulo:

“Barack Obama domingo que vem no Brasil, falando para a galera no Rio de Janeiro”. Foi nesse tom informal que o apresentador Fausto Silva anunciou ontem a visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil.

O anúncio no programa do Faustão faz parte da ofensiva de relações públicas de Washington para turbinar a visita do presidente ao Brasil e atrair uma multidão para o discurso que o americano fará no Rio no domingo.

“Barack Obama vai fazer um discurso direto para o povo brasileiro, com telões para a galera acompanhar. A equipe de jornalismo da Globo vai divulgar nesta semana o horário e o local”, disse ele.

A Casa Branca escolheu programas populares de TV como o “Domingão do Faustão” e o “Fantástico”, na Globo, e o “Domingo Espetacular”, na Record, para promover a visita do presidente.

Obama chega a Brasília na sexta-feira à noite e segue para o Rio na noite de sábado. Segundo a Folha apurou, o objetivo da campanha é atingir todas as camadas da população brasileira.

Obama pretende que a visita ao Rio seja de contato intenso com o povo brasileiro. Washington quer garantir que haja quorum de milhares de pessoas para o discurso no domingo, apesar da concorrência da praia carioca e de um jogo de futebol clássico, Vasco x Botafogo, no Engenhão (zona norte).

O fato de o discurso ser em inglês é outra preocupação. Entre os locais cogitados estão o Teatro Municipal, a praia de Copacabana e o Forte de Copacabana.

A operação de comunicação foi orquestrada pela embaixada, pelos consulados e por funcionários do governo americano que vieram especialmente para isso.

Todos os dias, até a chegada de Obama, serão divulgadas novas informações por TV, rádio, jornais e blogs. Os EUA estão investindo também nas mídias sociais.

A embaixada americana lançou a campanha Obama no Brasil, que busca voluntários para apoiar a divulgação viral da visita via Twitter e demais redes sociais.

Na página da embaixada na internet, os internautas são estimulados a deixar mensagens de boas-vindas para Obama. As melhores mensagens serão premiadas com camisetas, canetas, livros do presidente, iPhones e iPads.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *