Técnicos da Embrapa e Emater ensinam como revitalizar a cultura do algodão em Assú
O projeto teve origem a partir de uma emenda parlamentar, indicada pelo deputado federal Fábio Faria, no valor de R$ 200 mil
Técnicos da Embrapa e da Emater estão em Assú desde ontem (16) realizando um mini-curso para ensinar a técnica de plantio do algodão. O projeto de recuperação da cultura do algodão nasceu de uma parceria entre Prefeitura do Assú, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Algodão), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sebrae, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu (Coapeval), Banco do Nordeste, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Federação das Indústrias (Fiern).
Ontem (16), pela manhã, o curso foi realizado no Assentamento Novo Pingo e a tarde na comunidade de Baviera. Hoje, (17) Assentamento Nova Descoberta e várias comunidades vizinhas e na sexta-feira (18) os técnicos seguem para o município de Afonso Bezerra.
A coordenação do Grupo de Trabalho do Algodão está a cargo do secretário adjunto de Meio Ambiente, Reci de Oliveira, que informou estar articulando uma nova reunião com todos os parceiros para definir prioridades e estabelecer um cronograma de ações. “O projeto de revitalização do algodão dispõe atualmente de 337 proprietários rurais cadastrados nos municípios de Assú, Ipanguaçu e Afonso Bezerra. Com perfil de Agricultura Familiar eles irão cultivar de um e meio a dois hectares de algodão em áreas de sequeiro”, informou Reci de Oliveira.
Fonte: Ecoar Ag. de Notícias
Poste seu comentário