Tá no Portal Ig

A legislação brasileira abrange 95% das situações envolvendo ilícitos na internet, mas a efetiva aplicação da lei é vaga. “Ainda é preciso avançar em quantidade e qualidade. A lei só cobre bem 70% dos ilícitos e temos um vácuo de 5% na legislação, que precisamos fechar”, assinalou o sócio do escritório Opice Blum Advogados, Renato Opice Blum, na reunião do comitê estratégico de Diretores e Vice-Presidentes Jurídicos da Amcham-São Paulo.

O encontro abordou o vazamento de informações corporativas, prática ilegal que causa grandes prejuízos às empresas.

“Uma vez na internet, é muito difícil retirar a totalidade do conteúdo. Precisamos repensar nossa legislação de forma que ela seja capaz de impedir esse tipo de comportamento”, acrescentou o advogado, que é também presidente do comitê de Direito da Tecnologia da Amcham-São Paulo.

Prevenção
Como a regulamentação dificilmente consegue acompanhar e prever a transformação das relações virtuais, as empresas têm de investir mais na proteção e na regulação do acesso às informações internas. Por isso, é essencial que as companhias estabeleçam critérios para o acesso de seus funcionários às informações estratégicas.

“Do ponto de vista preventivo, deve haver treinamento e regulamentação prévia do que pode e não pode ser feito”, comentou.

 

1 comentário

  • Author Images
    Crimes da Internet… « Padua Campos | ZiiPe
    22 de março de 2011 12:01

    [...] Leia mais: Crimes da Internet… « Padua Campos [...]


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *