Você aloca pelo menos 25% da sua verba de propaganda na mídia virtual? Sua página na Internet gera negócios? Usa os recursos virtuais disponíveis para divulgar seus produtos e vender mais? Adota eficazmente a mídia social para gerar mais vendas? Se não respondeu afirmativamente às questões acima é bom se preocupar, pois a maneira de fazer negócio mudou e você pode não ter percebido.

Acabo de chegar de uma convenção nos Estados Unidos e estou impressionado com a adoção de soluções virtuais pelas empresas norte americanas. Não que isso seja novidade, mas a crise fez com que eles recorressem a novos meios de gerar negócios e reduzir custos.

O rádio e o jornal em papel foram os que mais perderam espaço. Quem mais ganhou foi a Internet e a TV a cabo. Mas, o que chama atenção mesmo, são as investidas na mídia social. Usá-la com sabedoria pode significar lucros. Não usá-la poderá representar distanciamento do consumidor.

Mas, afinal de contas o que é necessário para obter sucesso na mídia social? resposta pode não ser tão simples, mas segundo especialistas da área, algumas dicas funcionam bem. Para Jenny Wilmshurst, basta migrar os contatos que você tem (off-line) para on-line, mantendo e ampliando relacionamentos. Mas, lembra que a comunicação social não é uma solução rápida, porém é a nova onda e daí, pode não ser bom descolar dela.

Até porque, diz Jenny, ela pode ser altamente complementar às suas atividades de vendas, bem como agregar valor aos seus produtos e serviços. Várias opções de mídia social podem ser integrandas ao mix de marketing on-line e off-line. Isso ajuda a atrair a atenção do consumidor e a diminuir a necessidade de grandes investimentos na mídia tradicional.

Para outra especialista em mídias sociais, Linda Schenk, da empresa de consultoria americana Social Media Works, é preciso recorrer aos diversos mecanismos disponíveis gerando conteúdo e focando áreas de interesse. Para ela, não se pode pensar em mídia social sem levar em conta os principais players do mercado virtual e, também, ferramentas disponíveis, a exemplo do YouTube, FaceBook, LinkedIn, Twitter, Orkut (no Brasil) e recursos como o Email Marketing, blog entre outros.

Mas, os gurus lembram que é preciso atuar com cuidado, pois os riscos são proporcionais às oportunidades. Se a empresa não tem uma boa proposta, a mídia social poderá servir contra os seus interesses. Daí, a importância de boa reputação para colher bons frutos.

É como nos ensina o dito popular “A vida não é esperar a tempestade passar … É preciso aprender a dançar na chuva!”

Pense nisso!

Por Evaldo Costa

 

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