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Sob a marca do equilíbrio, a temporada 2011 da Fórmula 1 começa na madrugada deste domingo (27), no circuito de Melbourne, Austrália, a partir das 3h. As mesmas três equipes que disputaram o título de pilotos e construtores teoricamente largam na frente pelos lugares mais altos do pódio: Red Bull, Ferrari e McLaren.

Mas em se tratando de pilotos e máquinas nunca é bom desprezar qualquer surpresa, seja ela positiva ou negativa. Correndo por fora aparecem Mercedes e Renault. A primeira, por ter em seu cockpit ninguém menos que o maior campeão da história, o alemão Michael Schumacher. A segunda por já ter conquistado títulos de construtores e deter um bom know-how.
Dentro da pista as regras mudaram, como acontece todo ano. As peças ajustáveis poderão ser ativadas com o objetivo de aumentar as ultrapassagens. No entanto, a ativação só poderá serfeita depois de notificação via controle eletrônico e o carro deverá estar menos de um segundo atrás de outro em lugares pré-determinados. A primeira freada após a ativação desabilita o sistema. As asas traseiras passam a ser móveis em lugar das dianteiras, utilizadas em 2010.

A proibição fica para os dutos aerodinâmicos de ar. Eles foram criados pela McLaren no ano passado e geraram muita polêmica no paddock. “Com a exceção das partes necessárias para ajustar o lugar do piloto, qualquer sistema do carro, peça ou procedimento que usa o movimento do piloto para alterar as características aerodinâmicas do carro está proibido a partir de 2011”, sentenciou a FIA, em comunicado.

O kers, destaque em 2009, está de volta. O dispositivo acumula energia a cada freada. Essa mesma energia pode ser utilizada pelo piloto para acrescentar alguns cavalos de potência ao motor. Algo comparável às injeções de óxido nitroso nos motores dos carros que aparecem na série de filmes Velozes e Furiosos.

A última mudança altera o direito de um piloto disputar uma prova. É o retorno da regra dos 107%, abolida desde o Mundial de 2003. Ela diz que o carro que exceder em 7% o melhor tempo da primeira etapa do treino de classificação não poderá ir para o grid. Assim, algumas equipes menores correm sério risco.

Quanto à segurança, as regras alteram o funcionamento do safety car e os pit stops em bandeira amarela. Quando o carro de segurança entrar na pista, o respeito à velocidade máxima será de duas voltas ao invés de uma. A intenção é que a direção de prova tenha mais tempo para organizar os carros. Nessa situação, as luzes dos boxes permanecerão verdes e eles não serão fechados. Na bandeira amarela, os carros só podem se dirigir aos boxes para solucionar problemas mecânicos ou parada de troca de pneus.

 

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