A presidente Dilma Rousseff viaja hoje à noite para Portugal, onde fica até quarta-feira (30). Ela vai acompanhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que será homenageado por três instituições portuguesas.

Dilma tem reuniões com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates. Ele renunciou ao cargo no último dia 23. Sócrates reagiu à decisão do Parlamento português de rejeitar uma série de medidas de austeridade.

Paralelamente às questões políticas, Dilma vai reservar alguns horas para ficar ao lado de Lula. Em Coimbra, o ex-presidente receberá o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo, criada no século 13.

O ex-presidente deve ser homenageado ainda pela Confraria do Vinho do Porto, organização criada em 1982. O prêmio, segundo a entidade, é concedido aos que atuam em favor da difusão, promoção e consolidação da bebida.

Em Lisboa, Lula deve receber um prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, uma instituição acadêmica que homenageia os defensores dos direitos humanos e que trabalha pela cooperação entre os povos.

A viagem de Dilma a Portugal será a segunda ao exterior. No fim de janeiro, ela esteve na Argentina. De 11 a 15 de abril, a presidenta irá à China para uma série de atividades e discussões mais comerciais e econômicas.

Fonte: Marcelo Abdon

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *